“O Brasil é um país de urgências”, afirma novo presidente da Atricon

Com ele, tomaram posse também os presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) para o biênio 2022/2023

A articulação institucional, o uso de tecnologias na área da fiscalização e o fortalecimento do sistema de controle externo foram alguns dos temas abordados nos discursos dos novos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), realizada nesta terça-feira (22), em Brasília.

O presidente eleito da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), destacou que a entidade tem intensa atuação no âmbito nacional, sempre comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano. “O Brasil é um país de urgências. Cada criança fora da escola, cada cidadão que não encontra um tratamento digno no sistema de saúde, cada família que vive em área de risco, cada trabalhador sem transporte coletivo são exemplos dos nossos desafios. Essa urgência, no entanto, não pode ser enfrentada com improviso. Espalhados pelo país, os Tribunais de Contas têm o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de enfrentar essas e outras deficiências; e a fiscalizar a execução das medidas implantadas. Em conjunto, na Atricon, somos capazes de amplificar essa tarefa. Nos próximos dois anos, pretendemos atuar na defesa das prerrogativas dos membros dos órgãos de controle e no fortalecimento institucional, procurando contribuir decisivamente para a melhoria da vida da população”, ressaltou.

Eleito para liderar o IRB no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE), destacou, entre as metas prioritárias desta gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional.”

“A casa que produz e dissemina conhecimento é uma casa ativa, que trabalha muito e busca constantemente a relevância. Registro o excepcional trabalho de todos os presidentes e diretores que me antecederam. Sou testemunha da dedicação, dinamismo e comprometimento com que se pautaram, muitas vezes com sacrifícios pessoais. Suceder Ivan Bonilha é uma grande honra. Agradeço a confiança dos presidentes que referendaram meu nome. Todos sabem que o presidente tem a função de coordenação, mas o trabalho é coletivo. Acredito muito no poder da cooperação. O IRB só é relevante pois tem o apoio dos 33 Tribunais de Contas. Trabalhar próximo aos tribunais e suas escolas de contas é um dos pilares do sucesso do Instituto. Registro o excepcional apoio do TCE Ceara, que será subsede do IRB, e agradeço em nome do presidente Valdomiro Távora. Essa parceria é fundamental,” afirmou o presidente do IRB, Edilberto Pontes.

Em seu discurso de posse, o presidente da Abracom, Joaquim Castro, lembrou da necessidade do trabalho conjunto e contínuo dos órgãos de controle. “Continuaremos o trabalho de fortalecimento da instituição, cumprindo a sua missão de ser catalisadora do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas dos Municípios, sempre com o olhar voltado para a união das entidades do Sistema do Tribunais de Contas”.

A cerimônia também contou com as falas da presidente do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, dos presidentes do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, da Audicon, Marcos Bemquerer Costa, do IRB e da Atricon (entre os anos 2018 e 2021), Ivan Lelis Bonilha e Fabio Túlio Filgueiras Nogueira. Entre outras autoridades, participaram presencialmente da posse, os ministros do TCU, Augusto Nardes e Antônio Anastasia, além de conselheiros e assessores de 26 Tribunais de Contas e representantes de entidades ligadas ao sistema de controle externo. 

Assista a íntegra da posse em: https://www.youtube.com/watch?v=Dxld2lunAZA.

Fotos: Mariana Leal.

 

  • Conheça a composição das diretorias eleitas e conselhos fiscais.

Atricon: https://atricon.org.br/conheca-a-composicao-da-diretoria-atricon-para-o-bienio-2022-2023/    

IRB: https://irbcontas.org.br/homologacao-eleicoes-irb-no-ii-congresso-internacional-dos-tribunais-de-contas/

Abracom: http://abraccom.org.br/wp/composicao/