O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) firmou uma parceria de cooperação técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU) para a implantação do Observatório da Despesa Pública (ODP).
O ODP é a unidade de produção de informações estratégicas da CGU que tem por objetivo a construção de uma rede de órgãos de controle voltada à aplicação de metodologia, apoiada em tecnologia da informação, para a produção de informações que visam a subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. Atualmente, 21 tribunais de contas participam do ODP.
Como primeira ação do acordo entre o Tribunal e a CGU, a Coordenadoria de Controle Externo do TCE enviou 4 representantes da Gerência de Informações Estratégicas da Fiscalização, Adriano lorena, Leonardo Gomes, Saulo Maliconico e Waldyr Neto, para participar de uma capacitação em Brasília, entre os dias 10 e 14 de julho. O objetivo é a transferência da metodologia adotada pelo Observatório e repasse das atividades a serem conduzidas pelos participantes. “O tema atual tratado pela rede é o de Compras Públicas. Desta forma foi acordada a construção de trilhas de auditoria e alertas com o intuito de subsidiar a análise de processos licitatórios feita pela TCE”, comentou Waldyr Neto.
Outra função do Observatório da Despesa Pública é a de contribuir para o aprimoramento do controle interno, como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGU. “O observatório funciona como uma ‘malha fina’ incrementando as ações de prevenção de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas, através da formação de grupos”, afirmou Waldyr Neto.
Para mais informações sobre o ODP clique aqui.