Órgãos ligados aos Tribunais de Contas realizam evento sobre Gestão de Pessoas

Com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizam o II Encontro Virtual de Gestão de Pessoais. O evento será nos dias 2 e 3 de setembro, das 8 às 17h (horário Manaus).

No evento será apresentado, também, o trabalho realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas do TCE-AM no Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), voltado aos servidores próximos à aposentadoria.

“Sabemos da responsabilidade que temos em manter uma boa qualidade mental de nossos colaboradores, e isso vem sendo feito de forma exemplar, há algum tempo, com o auxílio da gestão de pessoas. Esse evento pode enriquecer ainda mais a experiência do TCE-AM”, frisou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

As inscrições podem ser feitas no site do TCU, disponível no link https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=ISCNET2_PAR:106:::NO:106:P106_COD:203408. Para o evento, que ocorre exclusivamente na modalidade virtual, foram disponibilizadas 400 vagas.

O evento virtual faz parte de uma série de encontros técnicos realizados pelos órgãos, e terá como enfoque, nesta edição, as relações próximas em um mundo de conexões remotas, discutindo as mudanças trazidas com a pandemia na gestão de pessoas pelos órgãos públicos.

Programação do evento
A abertura do evento será feita pelos presidentes do TCU, Ministra Ana Arraes, do IRB, conselheiro Ivan Bonilha, do CNPTC, conselheiro Joaquim Alves de Castro, e da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, às 8h de Manaus.

Às 9h, a atriz Denise Fraga fará a palestra magna com a temática “Conexões humanas em tempos digitais”. Na abordagem será debatida a urgência da presença plena e da convivência, com base na escuta e empatia com o próximo. Às 11h, o Instituto Rui Barbosa apresentará as principais ações e resultados alcançados no biênio 2020-2021.

Pela parte da tarde serão feitas duas palestras. Às 13h será tratada a temática “Officeless – A nova arquitetura e cultura organizacional da equipe”, e às 14h30, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina falará sobre a experiência da Corte em aplicar os modelos de teletrabalho.

No segundo dia de evento a professora Solange de Castro abordará “Motivação e Engajamento” com base na neurociência e boa prática. O Tribunal de Contas de Rondônia apresentará a sistemática feita pela gestão no desempenho por competências e resultados, e, às 11h, a diretora executiva do People In Government Lab, da Universidade de Oxford, Margarita Gomez Garcia, apresentará a experiência do teletrabalho em uma visão global.

O evento se encerra com uma palestra da diretora de comunicação do TCU, Simone Bicalho, que falará sobre “Liderança Comunicadora”, e com uma discussão técnica dos membros de gestão sobre os assuntos tratados no evento.

Texto: Lucas Silva