Ouvidoria do TCE-AM abre inscrições para concurso de vídeos do “Cidadania em Foco”

Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O concurso faz parte do projeto “Cidadania em Foco”, âmbito nacional, que tem como objetivo estimular a participação cidadã no controle das ações governamentais e aproximar a Corte de Contas da sociedade civil organizada, através de um diálogo dinâmico sobre a cidadania em seus diversos aspectos. Os vencedores serão premiados com R$ 1 mil.

“O TCE do Amazonas tem cada vez mais se aproximado da população e nossa Ouvidoria tem papel fundamental nisso. Temos um Tribunal mais aberto ao cidadão, com contato através de e-mail e WhatsApp e, mesmo durante a pandemia, não pararmos nossas atividades e nem deixamos o cidadão sem respostas. O concurso de vídeos é uma forma de reconhecer o papel da sociedade e estimular o exercício da cidadania”, ressaltou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Segundo o ouvidor do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, o concurso de vídeos aproximará a população do Tribunal, especialmente os jovens uma vez que o participante deve ter, no mínimo, 15 anos.

“A ideia surgiu do entendimento e do objetivo de estimular o exercício da cidadania e, consequentemente, fortalecer o controle social. Além disso, trazer maior visibilidade para as ações da Ouvidoria, e construir uma aproximação maior do TCE com a sociedade civil organizada”, explicou o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro.

Para participar do concurso, o participante precisa ter, no mínimo, 15 anos e gravar um vídeo, de até 1 minuto, desenvolvendo o tema “Exercer a cidadania é preciso!”. O vídeo deve ser enviado através do formulário de inscrição, disponível no site da Ouvidoria do TCE-AM até o dia 20 de novembro de 2020, data em que encerram-se as inscrições.

Premiação

Os cinco melhores vídeos serão divulgados nas redes sociais da Ouvidorias e premiados com RS 1.000,00 (mil reais), além de receber um certificado de premiação.

Os vencedores serão conhecidos no IV Simpósio Nacional de Ouvidorias e terão seus vídeos apresentados no intervalo dos painéis do evento, que será realizado nos dias 26 de 27 de novembro de 2020.

Cidadania

O diretor da Ouvidoria do TCE-AM, Harleson Arueira, destacou a importância da realização do concurso “Cidadania em foco”, especialmente, no contexto de aproximação das eleições.

“Nesse contexto eleitoral, é ainda mais fundamental disseminar a importância da cidadania, porque quando a cidadania é exercida, nós chegamos ao ideal de democracia que a Constituição estabelece. E o concurso vem com esse intuito, de estimular o exercício do controle social, através da participação cidadã”, disse Harleson Arueira.

Texto: Giovana Airon