Com os resultados das ações e atividades desenvolvidas pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o conselheiro-ouvidor da Corte de Contas amazonense, Érico Desterro, apresentou o relatório anual de gestão durante a primeira sessão ordinária de 2021, realizada na manhã desta terça-feira (2).
O anúncio do conselheiro-ouvidor foi transmitido através dos perfis oficiais do Tribunal no Facebook, Instagram e YouTube, que destacou a forma de entrada das manifestações.
“A Ouvidoria tem recebido todo o apoio da presidência do Tribunal. Nos adaptamos à realidade [do cenário pandêmico], e só deixamos de fazer aquilo que não podíamos fazer de forma presencial. Fizemos 1.168 atendimentos e presenciais só foram dois. Todos os demais foram por e-mail, por WhatsApp ou pelo sítio eletrônico”, ressaltou o conselheiro Érico Desterro.
Devido à pandemia da Covid-19, a Ouvidoria precisou intensificar os serviços prestados, aos cidadãos, pelos canais de comunicação (E-mail, Site e WhatsApp). Dos 1.168 atendimentos prestados, 1.166 foram através dos canais de comunicação, o que representa mais de 99% dos atendimentos.
O e-mail foi o canal em que a Ouvidoria mais realizou atendimentos à população. Foram 554 atendimentos (47,4%). Seguido pelo WhatsApp, com 321 (27,4%), e pelo site, com 291 atendimentos (24,9%).
Do número total de atendimento, a Ouvidoria registrou 444 manifestações. Sendo 279 comunicações de irregularidades (62,3%), 79 solicitações (17,7%), 58 reclamações (13%) 14 dúvidas (3,1%), sete sugestões (1,75%), quatro consultas (0,9%), e três elogios (0,67%).
Além do total de manifestações, o relatório aborda o resultado das pesquisas de satisfação e outras ações do departamento, como o lançamento da Carta de Serviços da Ouvidoria e do Manual de Procedimentos; a reformulação do site da Ouvidoria; bem como a realização de eventos virtuais.
Texto: Giovana Airon
Link do Relatório
https://www2.tce.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/RELATORIO-DE-GESTAO-2020-OUVIDORIATCEAM.pdf