Parceria entre TCs e Sebrae favorece crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras

As contratações entre o poder público e as pequenas empresas foram debatidas pelo gerente da Unidade das Políticas Públicas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Bruno Quick, durante a palestra Controle Social, Transparência e Políticas Públicas.  A palestra foi ministrada logo após a apresentação do governador Renato Casagrande, na manhã desta quarta-feira (04), durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em Vitória (ES).

Em rápida explanação, Quick defendeu a “efetivação das políticas públicas” desenvolvidas pelos Tribunais de Contas do Brasil, e que favorecem o crescimento das micro e pequenas empresas. Como exemplo dessa parceria, o gerente citou a assinatura de um Protocolo de Intenções firmado entre o Tribunal de Contas de Santa Catarina e o Sebrae.

Segundo Quick, este tipo de parceria permitiu o crescimento das compras e contratações de serviços entre os municípios e as pequenas empresas em todo o país. “Tínhamos dificuldades em fazer com que os municípios comprassem com as pequenas empresas. “Quando o tribunal fala que pode comprar, que deve mudar, as compras e as parcerias aumentam, e as empresas crescem, ajudam no desenvolvimento do país”, explicou.

A  importância das pequenas empresas para a geração de novos postos de trabalho também foi destacada pelo palestrante. Segundo dados do Sebrae, nos últimos 10 anos, cerca de 10 milhões de empregos foram criados em todo o Brasil. Deste total, 8,5 milhões das vagas são provenientes das micro e pequenas empresas.

O gerente do Sebrae destacou ainda que todos os anos, a administração pública direta e indireta gasta o equivalente a R$ 500 bilhões com contratações de serviços. Na visão de Quick, a correta aplicação desses recursos e a fiscalização por parte dos Tribunais de Contas e que vão garantir o crescimento econômico-empresarial brasileiro.

O Congresso

O XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Serviço:

XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

Quando: 03 a 06 de dezembro

Local: Centro de Convenções de Vitória

Leave a Reply