Portal do Tribunal de Contas do Ceará tem área destinada à Auditoria de TI

Especialista do BID destacou atuação da Auditoria de TI

Ser reconhecida nacionalmente como referência em Auditoria de TI no setor público: essa é a meta da 13ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a ser atingida até 2015. A 13ª ICE pretende disponibilizar suas experiências na área de auditoria de TI a seus jurisdicionados e a outros órgãos de controle do país, para isto lança agora sua nova página eletrônica com a nova identidade visual do TCE-CE. A pagina da 13ª ICE foi a forma encontrada para disseminar o conhecimento adquirido pelos profissionais que compõem a Inspetoria. O site é dividido em sete áreas específicas: Institucional, Histórico, Competências, Auditores de TI, Fiscalizações, Legislação de TI e Publicações. A ideia é servir como fonte de pesquisa bem estruturada para servir a todos os interessados no assunto.

A página eletrônica sobre Tecnologia da Informação será um hotsite do Portal do TCE. A função principal é contribuir para a efetiva governança de Tecnologia da Informação na Administração Pública nos âmbitos federal e estadual, além de destacar a legislação estadual e federal referente a área de Tecnologia da Informação, será disponibilizado todas as resoluções sobre o tema, produzido pelo Tribunal de Contas do Estado, através de resoluções geradas a partir de  fiscalizações e outras iniciativas. Há menos de um mês, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontou as ações da Auditoria de TI da Corte de Contas do Ceará como voltadas a manter “a segurança de informações de interesse do Estado e à oferta de serviços eletrônicos que promovam o pleno exercício da cidadania”.

Atualmente, a 13ª ICE conta com o trabalho efetivo de quatro servidores: Raimir Holanda Filho (Diretor e Doutor em TI), José Auriço Oliveira (Subdiretor e Mestre em TI), Delinda Maria Almeida de Oliveira  e Reuben Bezerra Barbosa (ambos graduados em Direito e em TI). Todos eles possuem o certificado de Auditor Líder em Sistema de Gestão de Segurança da Informação ISO/IEC 27001. Outra importante conquista foi a Certificação CISA(Certified Information Systems Auditor ) concedida pela ISACA aos analistas de controle José Auriço Oliveira e Raimir Holanda Filho. Segundo a servidora Delinda, “a área de TI exige conhecimentos específicos e constante atualização, e o Tribunal tem investido bastante nessa área”.

Saiba mais sobre a Auditoria de TI – A orientação de Auditoria de TI (Tecnologia da Informação) para a Especialidade Auditoria, Fiscalização e Avaliação da Gestão Pública, na Área Controle Externo do Cargo de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), foi instituída em 2008. No início do ano seguinte, foi criada a Comissão Especial de Auditoria de TI, no âmbito da Secretaria de Controle Externo, destinada a realizar auditoria de Tecnologia da Informação, com a finalidade de fiscalizar a gestão e o uso de recursos da TI pela Administração Pública.

Após realização de concurso público, tomaram posse em junho de 2009 novos analistas de controle externo na área de auditoria de TI, sendo os mesmos incorporados à Comissão Especial de Auditoria de TI. Em 2011, o TCE instituiu a 13ª Inspetoria de Controle Externo, especializada em auditoria de Tecnologia da Informação. Em 1º de setembro de 2011, os membros da então Comissão Especial de Auditoria de TI passaram a compor a nova inspetoria.

Leave a Reply