Prefeitos e gestores municipais conheceram o programa Índice de Efetividade em Gestão Municipal

tcealO presidente do TCE-AL, Otávio Lessa, lembrou que, na fase atual os governantes têm enfrentado mudanças na condução das políticas públicas, tais como situação econômica; reivindicação da população; e impactos sociais. O atual cenário, continuou, fortalece a gestão voltada para resultados e qualidade na prestação dos serviços públicos, que precisam ser mais modernos, eficientes e efetivos, acompanhando as necessidades sociais.

Nesse contexto, continuou Otávio Lessa, o Tribunal de Contas vem se modernizando para oferecer a capacitação dos gestores municipais. À adesão ao IEGM é um grande passo nesse sentido. O software, que abrange os três níveis da gestão: planejamento, tático e operacional, vai facilitar a apuração do desempenho real da administração pública municipal. O programa é composto pela combinação dos itens levantados a partir de questionários a serem preenchidos pelos jurisdicionados. A comunicação e a tramitação de documentos, também serão avaliadas, porque representam a centralização das informações em um sistema único.

A diretora de Fiscalização Municipal, Rosa Tenório, falou sobre os avanços do novo Programa e do quanto ele será de utilidade para os gestores. Coube ao diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Kerchenn Elteque, explicar todas as etapas do novo soft IEGN, mostrando o desenrolar da apuração de desempenho dos jurisdicionados municipais. O programa é um instrumento que vai evidenciar a correspondência das ações dos governos municipais às exigências das comunidades, dentro dessas importantes áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação.