Presidente do IRB lança oficialmente as NBASP – Nível II

“Essa é, talvez, a construção mais elaborada e mais difícil da missão que tivemos à frente do Instituto Rui Barbosa, é o produto Volume II do nosso sonhado “Livro Azul” da Auditoria Aplicada ao Setor Público Brasileiro”, com essas palavras, o presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio lançou oficialmente as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP Nível II, durante o III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado nos dias 17 a 19 de outubro, em Curitiba.

Nos dias 18 e 19, durante como atividade paralela ao Congresso cerca de sessenta auditores, de todos os tribunais de contas do brasil, trabalharam item por item em uma oficina de capacitação das NBASP (níveis 1 e 2) oferecida pelo IRB. O treinamento foi dividido da seguinte forma:

18/10

Apresentação da Metodologia De Trabalho

Trabalhos e Debates em Grupos

19/10

Apresentações dos Grupos

Durante Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa, em 03 de agosto de 2017, foi aprovada a adoção das Normas Internacionais de Auditoria das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) do nível 3, emitidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) como Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) – Nível 2. Isso ocorreu após tradução feita pelo Tribunal de Contas da União, revisão pelo Subcomitê de Normas de Auditoria do IRB, e submissão à audiência pública.

Para o ano de 2018 fica agendado o lançamento, ainda sem data definida, do Nível III das NBASP, que será destinada as auditorias operacionais. Esta última edição a ser lançada contempla a finalização de um trabalho com padrão internacional da INTOSAI para o Brasil, para os Tribunais de Contas brasileiros e seus Controladores Internos. A utilização de padrões de auditoria reconhecidos internacionalmente fortalece institucionalmente os Tribunais de Contas e constitui importante instrumento de melhoria do controle e da gestão pública brasileira.

O presidente do IRB referiu-se ao produto como “um sonho de todos que trabalham na auditoria do Brasil” e encerrou o lançamento entregando o primeiro aoo professor de Direito Administrativo e Mestre em Direito Público, Jacoby Fernandes, considerado por ele um grande inspirador desse trabalho de excelência dos Tribunais de Contas.

A edição das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP é um produto de relevante importância para Cortes de Contas uma vez que contribuem com o fortalecimento da auditoria pública no Brasil e, consequentemente, com a melhor proteção dos recursos da sociedade.

Clique AQUI e tenha acesso ao material em formato digital.