Presidente do TCE-MA recebe Medalha Simão Estácio da Silveira

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Caldas Furtado, foi um dos agraciados com a medalha Simão Estácio da Silveira, a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de São Luís. A solenidade de entrega ocorreu na noite desta segunda-feira(18), no auditório Alberto Abdala, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA

Encerramento sua primeira passagem pela presidência do TCE, o conselheiro recebeu a medalha ao lado de outras personalidades que fizeram justiça à honraria, destinada a agraciar personalidades nacionais e estrangeiras com reconhecido mérito e relevantes serviços à cidade de São Luís.

Escolhido para falar em nome de todos os agraciados, Caldas Furtado agradeceu reafirmando seu entusiasmo com a luta pelo fortalecimento do sistema de controle das contas públicas em nível nacional. “Se o destino achou por bem me incluir entre grupo tão seleto, é porque algo de bom também venho conseguindo deixar ao longo do combate diuturno em nome da causa que abracei como tarefa de toda uma vida. Recebo, portanto, essa honraria talvez como o mais humilde entre todos, mas também como um dos mais entusiasmados”, afirmou.

Patrono da Câmara Municipal de São Luís, Simão Estácio da Silveira foi um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão. Era de origem açoriana. Foi juiz da primeira Câmara de São Luís, procurador da conquista do Maranhão. Escreveu a obra “Relação Sumária das Cousas do Maranhão” (1619), publicada em 1624 em Lisboa, com o propósito de atrair colonos portugueses para a região.

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

http://site.tce.ma.gov.br/index.php/noticias-internet/2466-presidente-do-tce-recebe-medalha-simao-estacio-da-silveira