O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), conselheiro Gilberto Jales, assinou nesta segunda-feira (19) o termo de adesão ao Projeto Comunica, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem como objetivo realizar um diagnóstico das unidades de comunicação das cortes dos órgãos de controle em suas atividades e, a partir do mapeamento das necessidades dessas estruturas, ofertar capacitações levando em consideração as particularidades de cada TC e equipe alocada na área.
O ato foi realizado durante o o evento Diálogos Atricon, que reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do Edifício Ion, em Brasília, palco de diversos lançamentos. Foram realizados os lançamentos do site e do e-book que reúnem as boas práticas dos Tribunais de Contas identificadas por meio do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). Na ocasião também ocorreu a instalação do Conselho Consultivo da Atricon e a apresentação do Relatório de Gestão da entidade.
De acordo com o termo de adesão assinado, o Tribunal de Contas se compromete a colaborar ativamente para o alcance dos objetivos do Projeto Comunica, incluindo, mas não se limitando a promoção de ações ligadas à transparência pública, ao aprimoramento da comunicação interna e externa e à disseminação de informações relevantes para a sociedade. O “Comunica” prevê a oferta de mentoria online em imersões individualizadas, com treinamentos ministrados por especialistas e entrega de planos de comunicação personalizados para ações específicas
Entre os resultados esperados estão a identificação das estruturas de comunicação dos Tribunais de Contas e das estratégias por elas desenvolvidas; a análise da situação das unidades, das carências e das oportunidades de melhoria a serem desenvolvidas para aperfeiçoar os conteúdos e serviços disponibilizados aos públicos das instituições; oferta de orientações de equipe multidisciplinar de especialistas nas áreas delimitadas pelo projeto; e a definição de ações práticas e objetivas visando a atender às necessidades identificadas para aperfeiçoar os processos de comunicação e de diálogo das instituições com os seus públicos e oferta de capacitação e de treinamento aos integrantes das unidades de comunicação.
A primeira ação do projeto é um mapeamento inicial do cenário. A ação é desenvolvida em parceria com a FSB Comunicação. Na etapa de treinamento devem ser abordados temas como a identificação de pautas de serviço e o uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas unidades de comunicação. O projeto será integralmente custeado com recursos do BID, sem quaisquer ônus financeiros para os TCs.