O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, participou nesta segunda-feira (19/02), em Brasília, da cerimônia de lançamento do “Projeto Comunica”, desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação – que conta com a participação da assessoria de comunicação do TCM – visa estimular a divulgação de informações, produzidas ou custodiadas pelos Tribunais de Contas, que sejam de interesse da população.
Objetivo do projeto é ampliar o acesso a informações ligadas ao controle externo, bem como incentivar práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões. As ações devem ocorrer até junho de 2024.
A cerimônia de assinatura foi presidida pelo presidente da Atricon, Cezar Miola. O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), conselheiro Marcus Presídio, também estava presente e assinou o termo de cooperação. Entre as atividades previstas no projeto estão a realização de um diagnóstico das unidades de comunicação dos Tribunais de Contas e a oferta de capacitação para as equipes das assessorias.
Na etapa de treinamento serão abordados – através de mentorias online de imersão individualizada – temas como a identificação de pautas de serviço e o uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas unidades de comunicação.
Fonte: TCM-BA