Procurador de Contas do TCE-AM realiza visita técnica no MPC de Mato Grosso

MP de Contas de Mato Grosso vai disponibilizar ao MPC-AM toda experiência sobre a fiscalização das obras da Copa

O Procurador de Contas responsável por acompanhar as obras da Copa do Mundo no estado do Amazonas visitou, no dia 16 de agosto, o Ministério Público de Contas de Mato Grosso. João Barroso Souza foi recebido pelo Procurador-geral do MPC-MT William de Almeida Brito Júnior.

Antes de desembarcar na capital mato-grossense, João Barroso Souza esteve no MPC do Distrito Federal. As visitas fazem parte de uma estratégia de troca de informações entre os membros dos Ministério Público de Conta amazonense com os de outras cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol. “O objetivo principal da nossa visita aqui em Cuiabá é fazer esse intercâmbio de experiências e troca de informações, principalmente relacionadas à fiscalização das obras do estádio”, explica João Barroso.

Ele ressalta que a obra da Arena Amazônia, orçada em R$ 600 milhões, está em fase de conclusão com previsão de inauguração em dezembro desse ano. O trabalho de integração das instituições de controle externo, segundo o procurador de contas do MPC amazonense, deve ser reforçado nesse momento. “É importante que o MP de Contas possa ter esse parâmetro e essa dinâmica para verificar quais foram as irregularidades mais frequentes em outras sedes da Copa do Mundo para que a gente possa realizar uma fiscalização mais eficaz e primorosa.”

Para o Procurador-geral do MP-MT William de Almeida Brito Júnior, essa troca de experiências é benéfica para a atuação das duas instituições. “Essa visita, na verdade, é muito boa para nós e para os nossos colegas. O Procurador João Barroso veio trazer o ‘know-how’, toda experiência na fiscalização das obras da Copa em Manaus, principalmente sobre a construção da Arena Amazônia, que vai ser um dos estádios mais bonitos do Brasil.”

William Brito garantiu que o MP de Contas de Mato Grosso vai disponibilizar ao MPC-AM toda experiência obtida pelo TCE-MT sobre a fiscalização das obras da Copa em Mato Grosso. “Nós vamos dar a nossa contribuição mostrando a efetiva fiscalização que o TCE-MT tem feito do andamento das obras, principalmente sobre a ótima iniciativa do Conselheiro Antonio Joaquim, de mensalmente divulgar um relatório.”

O Procurador-geral do MP de Contas de Mato Grosso, que também é Diretor Executivo da Associação Nacional do MP de Contas (Ampcon), ressaltou que a parceria é exemplo para outras instituições de controle externo do país. “Uma ótima troca de informações e experiências para que possamos aproveitar, ao máximo, os esforços e otimizar o nosso trabalho na fiscalização das ações da Copa do Mundo.”

Leave a Reply