O Tribunal de Contas de Santa Catarina realiza, nesta quinta-feira (11/10), uma experiência piloto no programa “Portas Abertas”. Para aproximar-se ainda mais do público estudantil, servidores do TCE/SC sairão da sede da Instituição e se deslocarão até a Escola de Educação Básica Professor Benovívio João Martins, localizada no bairro Brejaru, em Palhoça, na região metropolitana da Grande Florianópolis.
Serão desenvolvidas atividades com alunos na faixa etária entre 11 e 13 anos, matriculados nas 6ª e 7ª séries, de quatro turmas do período matutino e cinco do vespertino, totalizando um público de 245 pessoas. O programa inclui noções básicas sobre o papel de fiscalização do TCE/SC e ainda a importância da preservação do patrimônio público.
Na oportunidade, os estudantes receberão o gibi “A nossa parte”, uma publicação do TCE/SC destinada a crianças e adolescentes, que trata do combate ao desperdício do erário e estimula o cuidado e a conscientização pela preservação dos bens públicos. A história em quadrinhos, que tem o mesmo formato e característica do primeiro gibi intitulado “No fim das contas…” — lançado em 2010 com o concurso de redação —, será distribuída não apenas aos alunos atendidos pelo ‘Portas Abertas” como também a todos os matriculados na escola, em torno de 1.200.
Coordenado pelo Instituto de Contas, o “Portas Abertas” foi criado em 2006 para aproximar o TCE/SC do cidadão. Ao longo de suas várias edições — em 2012 foram cinco —, o programa já recebeu, nas dependências da Instituição, estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, vereadores e outros segmentos da sociedade, que assistem a palestras sobre as atribuições do Tribunal e a sessões do Pleno.
Saiba Mais: Experiência piloto do programa “Portas Abertas”
– Local de realização: EEB Prof. Benovívio João Martins – Palhoça/SC
– Data: 11 de outubro de 2012
– Horário: das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30
– Turmas: quatro turmas de 6ª série e cinco de 7ª série
– Número de alunos: 245
– Servidores do TCE/SC que participam do projeto: Reinaldo Gomes Ferreira (DAP), Débora Cristina Vieira (Gabinete da Presidência), Raul Denis Pickcius (Assessoria da Presidência) e João Luiz Gattringer (Auditoria Interna).