A equipe realizadora do Projeto Comunica segue, desde o dia 22 de março, com uma série de imersões com os integrantes das assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas (TCs). Já foram realizados encontros online com os profissionais dos TCs dos Municípios da Bahia e do Pará, e dos Estados do Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e de Pernambuco. .
Custeada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executada pela Atricon em conjunto com a FSB Comunicação, a iniciativa inclui ações de mapeamento das necessidades da área de comunicação dos TCs e de capacitações personalizadas, além da oferta de planos de ação para cada órgão.
Conforme o coordenador-geral do projeto e vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, o projeto pretende utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, educação e desenvolvimento social. “As ações objetivam oferecer subsídios para qualificar as informações oferecidas à população, além de instruir sobre os serviços públicos disponibilizados a esse público, a partir da adoção de estratégias de relacionamento institucional e da oferta de treinamentos para assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas de todo o país”.
O presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, ressaltou que o Comunica leva em consideração as análises do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMDTC), que demonstram a existência de diferentes estruturas de recursos humanos e tecnológicos na área. “Essa situação revela carências e dificuldades de uniformização na disponibilização de informações que podem impactar, de alguma maneira, a vida dos cidadãos, como orientações para o acesso a diferentes serviços públicos”.
Um dos coordenadores do projeto na FSB Comunicação, Darse Lima Junior, explica que nas imersões são levantadas as necessidades dos profissionais e escolhidas as ações prioritárias que deverão ser desenvolvidas. “Os encontros têm sido muito ricos. Os times dos TCs estão muito animados e empenhados em compartilhar suas experiências e metodologias conosco. O respeito pelo que dizemos é imenso. Isso nos enche de responsabilidade e alegria”, ressaltou.
“A maioria dos participantes, até o momento, afirmou que os TCs têm uma imagem de credibilidade junto aos públicos interno e externo e aponta a necessidade de uma política de comunicação educativa e lúdica, com o uso de linguagem simples, como forma de aumentar o conhecimento do público externo sobre o papel dos Tribunais de Contas”, disse também.
Na primeira etapa do projeto, foi realizado um diagnóstico das unidades de comunicação dos tribunais por meio da aplicação de uma pesquisa pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI). O levantamento abordou questões envolvendo a atuação dessas unidades, a existência de política e de planos de comunicação, os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura, entre outras. O diagnóstico apontou, por exemplo, a necessidade de aumento das equipes e do orçamento destinado à área e investimentos em equipamentos e ferramentas para a comunicação.
Ainda durante esta semana, serão realizados encontros com as equipes dos TCs dos Estados do Piauí e de Roraima. Além desses, outros 8 Tribunais já agendaram suas reuniões.
As imersões são destinadas aos assessores de comunicação dos 25 Tribunais de Contas que aderiram ao projeto em fevereiro deste ano. Na próxima etapa, quando serão ofertadas capacitações, também devem participar as equipes de comunicação convidadas do Supremo Tribunal Federal e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública) e do Instituto Rui Barbosa.
Saiba mais:
Conheça a equipe do projeto:
FSB: Daniela Pereira, Dominique Thomaz, Paula Machado, Flora Setta, Bernardo Bruno, Guilherme Borges e Bernardo Stampa.
Atricon: Cezar Miola (coordenador-geral), Priscila Pinto de Oliveira (coordenadora-executiva), Eduardo Marques Borba e Fernanda Nunes.