Projeto Eficiência na Saúde finaliza curso sobre auditoria hospitalar

O Projeto Eficiência na Saúde, liderado pelo Tribunal de Contas da União, finalizou, na última semana, o curso sobre auditoria hospitalar. Foram dois meses de aulas, com três encontros online semanais, envolvendo a participação de mais de 250 auditores de pelo menos 27 instituições parceiras do Projeto, entre elas 21 Tribunais de Contas.  

Até o final de 2023, essas instituições realizarão auditorias em hospitais aplicando a metodologia apresentada no curso. A Auditoria Geral do SUS já deu início ao planejamento de 27 trabalhos em cada um dos estados brasileiros e no Distrito Federal.

Ainda no âmbito do Projeto Eficiência na Saúde, foi realizado mais um estudo de caso online, coordenado pelo médico intensivista Welfane Cordeiro Júnior, no dia 7 de julho. Na ocasião, foram apresentadas boas práticas na área de contratos com hospitais filantrópicos no Estado do Espírito Santo. O secretário de Saúde estadual e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes de Medeiros Junior, foi o preletor. O evento contou com mais de 150 participantes de todo o país.

A auditoria faz parte do plano de trabalho para 2022 da Rede Integrar, composta pelos Tribunais de Contas brasileiros para fiscalização de políticas públicas descentralizadas.

Mais informações em https://eficiencianasaude.org/