Questionário aponta dificuldades de gestores da educação em Goiás

Resultado foi mostrado em reunião do Gaepe

Baixa conectividade dos professores e alunos, dificuldade para a gravação de aulas, parte relevante dos currículos escolares para 2021 ainda não reorganizados e utilização de 75% dos endereços eletrônicos não institucionais. Esses são alguns dos principais problemas identificados pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO) em questionário envolvendo os gestores municipais de educação pública no estado.

O resultado da enquete foi apresentado pelo auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) Roberto Coutinho na última reunião do Gaepe, realizada semana passada. No encontro virtual, os gestores também revelaram angústias relacionadas à volta às aulas presenciais, em especial com relação ao transporte escolar, busca ativa dos estudantes e como utilizar as sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

SEM INTERNET

Para se ter uma ideia da gravidade dos problemas enfrentados, Coutinho citou a questão da baixa conectividade, uma vez que a internet tem sido parte fundamental no processo de ensino em tempos de pandemia. “As escolas utilizam os aplicativos de mensagens, áudio e vídeo para repassar suas orientações, o que prejudica muitos alunos que não têm acesso à rede”, explicou.

Outros pontos citados foram que 49% dos professores não tiveram algum tipo de capacitação em 2020, 66% dos protocolos de segurança sanitário não foram concluídos e 48% das escolas não possuem infraestrutura adequada para o retorno presencial.

PLANEJAMENTO

Todos esses temas estão merecendo especial atenção do Gaepe no planejamento das ações para 2021. O gabinete aprovou as sugestões da Federação Goiana dos Municípios (FGM) de realizar reuniões com temas específicos de capacitação de acordo com as necessidades dos gestores.

O Gaepe-GO é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Ministérios Públicos de contas junto ao TCE-GO e ao TCM-GO e Ministério Público Estadual, Judiciário, Defensoria Pública, gestores e representantes de conselhos de educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de Castro (Dicom/TCE-GO)