Rádio Justiça: Ação do TCE-ES resulta em melhorias em avaliação dos municípios pelo Tesouro Nacional

O Estado do Espírito Santo é destaque no envio de dados fiscais e contábeis à União para consolidação das contas públicas. Entre os fatores que trouxeram esse resultado, está a atuação do Tribunal de Contas capixaba, o único do Brasil a enviar dados uniformizados para o Tesouro Nacional, utilizando Matrizes de Saldos Contábeis. Setenta e três municípios receberam nota A ou B no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

A iniciativa verifica o cumprimento de mais de cem itens qualitativos e quantitativos pelos entes da federação, considerando questões como tempestividade, qualidade e prazo de entrega dos dados e relatórios. Estar bem posicionado no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal facilita a consulta de dados dos municípios e gera informações mais seguras para a tomada de decisões dos gestores.

Servidores do TCE do Espírito Santo estiveram em Brasília explicando a colegas de outros órgãos de controle como enviar a matriz de saldos contábeis à União, uma iniciativa de cooperação entre a Secretaria do Tesouro Nacional, a Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil e o Instituto Rui Barbosa.

Escute a reportagem veiculada na Rádio Justiça.