Rádio Justiça: De Olho no Controle conta a história dos Tribunais de Contas no Brasil

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil está criando conteúdos nas redes sociais para aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo. A iniciativa se chama De Olho no Controle, uma série de dez vídeos educativos, apresentados por um avatar criado com inteligência artificial. 

O primeiro episódio conta a história dos Tribunais de Contas no Brasil, que tiveram suas origens em 1625, com o Conselho da Fazenda, destinado ao controle das finanças coloniais. 

Durante o Império, surgem as bases para o primeiro Tribunal de Contas, consolidado em 1890 por Rui Barbosa com a criação do Tribunal de Contas da União, que começou a funcionar em 1893.

No Estado Novo e na Ditadura Militar, a atuação desses órgãos foi restringida, mas a redemocratização e a Constituição de 1988 garantiram sua autonomia. Avanços recentes, como o uso de Inteligência Artificial, fortaleceram o papel dos Tribunais na transparência e eficiência do uso de recursos públicos.

Os três primeiros episódios da série De Olho no Controle já estão no ar. Com apoio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa tem o objetivo de aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo. Acesse em atricon.org.br ou no instagram da associação.

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.