Rádio Justiça: Mapa da Primeira Infância traz dados sobre a situação de crianças em todo o país

Uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) fez nascer o Portal do Pacto Nacional pela Primeira Infância. A ferramenta reúne dados de todos os estados e municípios do país, sobre dez indicadores sociais da primeira infância, período de vida que vai de zero a seis anos de idade.

O portal traz mapas e tabelas com dados, disponibilizados de forma intuitiva e de fácil compreensão. Nos painéis é possível consultar informações como os índices de mortalidade infantil e materna, de partos cesáreos e de imunizações.

Entre os dados que a plataforma destaca estão o baixo percentual de atendimento de crianças de até 3 anos em creches; o alto número de mortes maternas; e a cobertura vacinal insuficiente contra a poliomielite no Brasil. A vacina atinge 70,6% das crianças, quando deveria abranger 95%.

A coleta dos dados é feita junto a fontes oficiais, como o Datasus, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Ministérios, IBGE, dentre outras. No portal ainda constam rankings dos estados e dos municípios referentes aos 10 indicadores disponíveis. Outros serão gradativamente acrescentados à ferramenta, que passará por atualizações sistemáticas.

Escute aqui a reportagem que faz parte da programação da Rádio Justiça.