Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) inaugurou, em Brasília, na noite desta quarta-feira (26) sua nova sede, em uma solenidade marcada pelo diálogo institucional, pela reflexão sobre o papel dos Tribunais de Contas e pelo reconhecimento a personalidades que contribuem para o fortalecimento do controle público no país.

>> Veja mais fotos das comemorações

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República. A programação teve como um dos destaques a palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que abordou temas relacionados ao Estado, à atuação institucional e aos desafios contemporâneos da administração pública e do controle.

A inauguração da nova sede, de acordo com pronunciamentos e relatos dos participantes, simboliza um novo momento para o avanço do controle externo brasileiro, ampliando o espaço destinado à articulação nacional e ao desenvolvimento de iniciativas voltadas ao aprimoramento dos Tribunais de Contas brasileiros.

A nova estrutura conta com 500m² em dois pavimentos, que são a casa dos Tribunais de Contas, distribuídos entre salas de reuniões, de videoconferências, de convivência, assessorias e outros.

As boas-vindas foram feitas pela vice-presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, Susana Azevedo, destacando a necessidade do serviço público para atender à população e concretização da função institucional da Associação.

O presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, evidenciou a relevância nacional da Atricon em nome do presidente Edilson Silva, que, segundo ele, realiza um trabalho incansável a favor do fortalecimento do controle externo brasileiro.

A solenidade também foi espaço para diversas homenagens. Na ocasião, os ministros do TCU, Vital do Rêgo, Benjamin Zymler, Antônio Anastasia e Odair Cunha, e representantes de Tribunais do exterior se tornaram associados honorários da Atricon.

Em seu pronunciamento, o presidente da entidade, Edilson Silva, rememorou a história ao longo dos 34 anos da Atricon.

Ele ressaltou ainda o desejo de que a Associação seja cada vez mais, junto aos Tribunais de Contas, indutora de políticas para uma sociedade mais justa e igualitária. Encerrando sua fala, Edilson Silva agradeceu a Deus, aos membros e, especialmente, a todos os funcionários que empregaram dedicação e compromisso para a concretização de projetos, como a nova sede.

André Mendonça destaca importância do diálogo institucional

Durante a programação, o ministro do STF André Mendonça proferiu palestra para os participantes da solenidade. Em sua exposição, ressaltou a importância do diálogo entre as instituições e da atuação coordenada em favor do interesse público e o olhar diferenciado que as instruções do controle externo devem ter quanto às administrações municipais e estaduais, a fim de propiciar um auxílio aos gestores com foco ao atendimento populacional.

A presença do ministro reforçou o caráter institucional do evento, que reuniu representantes de diferentes órgãos e instituições públicas em torno de temas fundamentais para o fortalecimento da democracia, da governança e do controle da administração pública.

Livro aborda consensualidade na administração pública

Outro momento de destaque da noite foi o lançamento do novo livro do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, dedicado ao tema da consensualidade.

A obra trata de uma temática que vem ganhando espaço na administração pública brasileira: a busca por soluções consensuais para problemas complexos, com maior diálogo entre gestores e órgãos de controle e foco na efetividade das decisões.

A consensualidade tem se consolidado como uma importante ferramenta para que o controle externo possa atuar não apenas na identificação de irregularidades, mas também na construção de caminhos para a correção de problemas e o aprimoramento das políticas públicas.

O lançamento ocorreu durante a programação da Atricon e reuniu autoridades e membros dos Tribunais de Contas, reforçando a relevância do tema para o atual cenário do controle público brasileiro.

Homenagens reconhecem contribuições ao controle externo

A solenidade também foi marcada por homenagens a personalidades que possuem trajetória de contribuição para o fortalecimento das instituições de controle e para o aprimoramento da administração pública.

As homenagens destacaram a importância de reconhecer aqueles que, por meio de sua atuação profissional e institucional, colaboram para a construção de um sistema de controle externo cada vez mais qualificado, independente e conectado às necessidades da sociedade.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, recebeu reconhecimentos por parte do sistema Tribunais de Contas, entre eles os TCs dos municípios, e das diversas autoridades presentes.

Nova sede fortalece atuação nacional da Atricon

Outro ponto alto da noite foi a inauguração da nova sede da Atricon. A estrutura aproxima a Associação das principais instituições nacionais e amplia as condições para o desenvolvimento de ações de articulação, diálogo e representação institucional.

>> Saiba mais sobre a nova sede

Mais do que um novo espaço físico, a sede inaugura uma etapa de fortalecimento da atuação da Atricon, reafirmando seu compromisso com a integração dos Tribunais de Contas e com a construção de um controle externo mais efetivo, moderno e alinhado às demandas da sociedade brasileira.

>> Veja fotos das novas salas

Texto: Marcelo Oliveira/TCM-PA

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.