Recife sediará Maratona Digital dos Tribunais de Contas

O presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, recebeu na manhã desta terça-feira (07), em seu gabinete no TCE-PE, a visita do corregedor do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, conselheiro Hélio Parente, que também preside o Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos TCs do Brasil (CCOR). Durante o encontro, os dois conselheiros trataram dos preparativos para realização da Maratona Hacker, prevista para acontecer no Recife, em fevereiro de 2015.

O evento terá como tema “Cidadania Digital e Tribunais de Contas”, sendo as discussões preliminares desenvolvidas no formato de “desconferência”. O foco é a ampliação do acesso da população às informações sobre execução das políticas públicas no país, tendo como fonte o acervo de dados dos TCs.

Segundo o conselheiro corregedor do TCM-CE, trata-se do primeiro evento do tipo, focado no desenvolvimento de aplicativos cuja fonte são dados abertos dos Tribunais de Contas. O evento vai contribuir para maior transparência e exercício do controle social. O Recife foi escolhido para sediar o encontro em virtude da potencialidade do seu ecossitema de informática, representada emblematicamente pelo Porto Digital.

“A ideia é reunir grupos de hackers, que são pessoas habilitadas em sistemas de computador, para que eles possam ter acesso aos dados abertos dos Tribunais de Contas e traduzi-los para uma linguagem fácil e acessível à população”, afirmou Hélio Parente. “Essas informações já estão disponíveis ao público, mas como são muito técnicas, tornam-se de difícil compreensão. Com a ajuda dos hackers, o cidadão comum vai poder ter uma leitura simples dos documentos e desta forma fiscalizar os dados constantes nos processos dos Tribunais.

A Maratona Hacker é promovida pelo Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas e pela Atricon, presidida pelo conselheiro Valdecir Pascoal.

Saiba mais: Desconferências são fóruns auto-organizados para troca de idéias, networking, aprendizado, conversação, demonstração e interação entre pessoas. O formato de uma desconferência é baseado na premissa de que, seja qual for o tipo de profissão, as pessoas na audiência — não apenas aquelas selecionadas para falar no palco — tem pensamentos interessantes, insight, e habilidades para compartilhar. É um encontro centrado em um tema ao propósito guiado pelos participantes.