Rede InfoContas apresenta resultados de trabalho pelo combate à corrupção e lavagem de dinheiro

O Laboratório de Inteligência, no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil, deverá ser implantado até o segundo semestre de 2015. O objetivo do banco de dados, que reúne informações de diversos órgãos de Controle Externo, é combater a corrupção e a lavagem de dinheiro. Este foi um dos resultados anunciados pelo comitê gestor da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo – Rede Infocontas, em reunião técnica realizada na tarde desta quarta-feira (26), no Naoum Plaza Hotel.

Outro importante resultado apresentado na reunião técnica foi a conclusão da primeira fase do trabalho conjunto, realizado no âmbito da rede, para verificar possíveis acumulações de cargos públicos. “A etapa de construção do planejamento, das estratégias e o cruzamento dos dados já foi terminada. O trabalho será entregue à Atricon para que os Tribunais de Contas deliberem sobre o assunto e deem andamento às fases de execução e consolidação”, explicou Mauro Giacobbo (TCU).

Os membros da Rede InfoContas também aprovaram o Plano de Trabalho para o biênio 2014-2015, que prevê ações e projetos a serem desenvolvidos entre os meses de maio de 2014 e julho de 2015. São eles a realização de uma capacitação para os Tribunais de Contas e a implantação do Laboratório de Inteligência, ambos em parceria com a ENCCLA; a implantação de procedimentos padrão de comunicação entre as Unidades de Informações Estratégicas; a viabilização do acesso e a disponibilização da base de dados de interesse comum à rede; e a capacitação dos agentes de integração.

“As ações e projetos serão formulados e implementados pelo Comitê Gestor, mas a coordenação fica a cargo da Atricon, que responde pelas atividades correlatas”, informou Márcio Marinot (TCE-ES), que se disse satisfeito com a reunião técnica: “A Rede Infocontas está efetivamente operando e isso é ótimo!”.

Leave a Reply