Rede Infocontas realiza reunião técnica no VIII ENTC

O VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC) traz na sua programação a reunião técnica da Rede Infocontas, no dia 16 de novembro, às 8h, no formato híbrido. A atividade é promovida pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC, com o apoio do Tribunal de Contas do Mato Grosso. O encontro tem como patrocinadores o Sebrae, a CNI e o BID.

A reunião técnica, coordenada pelo conselheiro Carlos Neves (TCE-PE), coordenador da Rede Infocontas, contará com a presença de membros das Unidades de Informações Estratégicas dos Tribunais de Contas brasileiros e, também, de parceiros institucionais. Durante a reunião, serão apresentados o Plano de Metas da Rede Infocontas para o biênio 2022-2023, casos práticos de utilização da inteligência institucional para o controle externo, e serão anunciadas novidades sobre os padrões de comunicação. Para participar da atividade, os interessados precisam reservar a vaga aqui.

O VIII ENTC, que será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, terá como tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. 

Saiba mais sobre os palestrantes da Reunião Técnica:

Marcio Batista Marinot é mestre em Gestão Empresarial e especialista em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); especialista em Análise de Sistemas e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); ocupa o cargo de Auditor de Controle Externo no TCE-ES; atuou como professor de graduação e pós-graduação da Universidade Vila Velha (UVV) por mais de 20 anos; na docência ministrou disciplinas em cursos de pós-graduação na FGV e UFES, bem como atuou como instrutor da Escola de Administração Fazendária (ESAF/DF).

Wellington Souza Amaral é auditor de Controle Externo no TCE-RJ desde 2010, onde atua na unidade de informação estratégica desde 2018. É mestre em Ciência da Computação pelo CEFET-RJ com a dissertação: “Análise de grafos para apoio em auditoria de licitações públicas”.

Marcel Damato Belli é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Direito Constitucional Aplicado e recente formação em Ciências Econômicas. Auditor fiscal de Controle Externo efetivo no TCE-SC desde fevereiro de 2018.

José Inaldo de Oliveira e Silva é graduado e mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí, graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí e especialista em controles da Administração Pública pelo Centro Unificado de Teresina. Auditor de controle externo do TCE-PI, onde há 9 anos é o responsável pela unidade de informações estratégicas. Possui diversos cursos nas áreas de doutrina da inteligência, lavagem de dinheiro, combate à corrupção, organizações criminosas e Investigação e Análise Financeira. É coautor do livro “Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira: Reinventando o Combate à Corrupção e Estimulando a Eficiência dos Governos”.

Fabrício Alves Vieira é graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Auditoria e Controladoria. Ex-oficial de Inteligência, da Agência Brasileira de Inteligência. Atualmente, é auditor federal de Controle Externo, no Tribunal de Contas da União, lotado no Serviço de Análise de Dados, da Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência para o Controle Externo e o Combate à Corrupção. É um dos corresponsáveis pela gestão do LabContas.