Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo abre inscrições para encontro técnico em Brasília

A Atricon promoverá, entre os dias 22 e 23 de março, o Encontro Técnico da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas). A reunião ocorrerá na sede do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. A atividade tem o apoio do Tribunal de Contas da União. Entre os temas que serão debatidos estão a integração das Unidades de Informações Estratégicas (UIE) dos Tribunais de Contas e o enfrentamento à corrupção. A iniciativa tem como público-alvo os integrantes dessas estruturas. Os interessados devem realizar a inscrição para participar das atividades. 

O objetivo da Rede é viabilizar o intercâmbio de dados, conhecimentos, técnicas e procedimentos inerentes à atividade de Inteligência de Controle Externo com o a finalidade de proporcionar o aumento da eficiência das ações de controle. Na ocasião, serão apresentados o Plano de Metas da Rede InfoContas, casos práticos de utilização da inteligência institucional em ações de fiscalização, bem como realizadas oficinas temáticas.

O encontro será mediado pelo coordenador da Rede InfoContas, conselheiro Carlos Neves (TCE-PE), e contará com as presenças dos presidentes da Atricon, Cezar Miola, do Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle Externo, Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES),e do TCU, Bruno Dantas. As dúvidas sobre a programação e inscrições podem ser enviadas para a secretária da Rede InfoContas, Fernanda Nunes, no e-mail planejamento@atricon.org.br ou telefone (61) 9961-08649.

No dia 09 de março, a Atricon publicou a Portaria nº 003/2023, que designa comissão encarregada de coordenar as atividades da InfoContas. Conheça seus integrantes (https://atricon.org.br/portaria-no-003-2023).  A Rede foi criada em 2013 por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Atricon, o IRB e os Tribunais de Contas brasileiros. 

Saiba mais sobre os palestrantes do Encontro Técnico:

Aguinaldo Macedo Filho é auditor de controle externo do TCE-PB, atua como assessor técnico especial da Unidade de Inteligência. É cientista da computação (UFCG), gerente de projetos de tecnologia desde 2003 e pós-graduado em auditoria na gestão pública.

Alessandro Marinho de Albuquerque é graduado em Sistemas de Informação e em Administração. Especialista em desenvolvimento de sistemas corporativos. Mestre em engenharia mecânica e doutorando em ciências da computação. Auditor fiscal de controle externo no TCE-SC. Ocupa o cargo de coordenador de Informações para a Fiscalização (CIAF) desde a constituição da unidade, em 2019.

Augusto Gonçalves de Sousa é auditor de controle externo do TCE-BA, formado em processamento de dados, com especialização em sistemas distribuídos e mestrado em modelagem computacional. Gerente de Informações Estratégicas e Apoio a Auditoria de TI, membro do Núcleo de Informações Estratégicas e Inteligência para Auditoria (NIE). Autor do livro Sistema de Observação das Contas Públicas (MIRANTE) – A história do sistema de inteligência no planejamento assertivo e na execução de auditorias no TCE-BA.

Carlos Henrique Ribeiro de Souza é coronel do Exército Brasileiro, atualmente, requisitado para a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), onde exerce a função de assessor de Relações Institucionais e de Integração. Já exerceu funções como a de  assessor de inteligência e contrainteligência no Centro de Defesa Cibernética do Exército e instrutor de contrainteligência na Escola de Inteligência Militar do Exército. Realizou atividades de docência na capacitação de membros e servidores de Ministérios Públicos Estaduais, Secretarias de Segurança Pública Estaduais e do Ministério Público Federal. Foi palestrante em guarnições militares do Exército e da ABIN. Atuou como  instrutor de Guerra Eletrônica no Exército Peruano e palestrante de Contrainteligência no Exército Equatoriano.  Possui especializações em Gestão de Organizações Militares de Inteligência e em Análise de Inteligência.

Daniel Corrêa da Silva é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria Financeira (UNB). Auditor federal de controle externo do TCU desde 2004, ocupa o cargo de Chefe do Serviço de Análise de Dados na Unidade de Auditoria Especializada em Métodos e Inovação para o Controle.

Eudo Ferreira Cabral Junior é auditor de controle externo do TCE-PI, bacharel em Direito (UESPI) e pós-graduado em Direito Público (FGV). Tem cursos na área de análise de dados, inteligência e contrainteligência. 

Fabrício Alves Vieira é graduado em Ciências Contábeis e especialista em auditoria e controladoria. Ex-oficial da Agência Brasileira de Inteligência. Atualmente, é auditor federal de controle externo no TCU, lotado no Serviço de Análise de Dados, da Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência para o Controle Externo e o Combate à Corrupção. É um dos co-responsáveis pela gestão do LabContas.

Jorge Luiz de Moraes Fonseca é servidor do TCU desde 1996. Ingressou no serviço público como Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde colou grau como Oficial do Exército Brasileiro, em 1987. É engenheiro militar (Instituto Militar de Engenharia), bacharel em Direito (Universidade Federal de Mato Grosso). 

Josedilton Alves Diniz é doutor em Contabilidade e Controladoria (USP),  mestre em Ciências Contábeis (UNB), especialista em Auditoria Contábil, graduado em Ciências Contábeis e em Engenharia Civil  (UFPB). Atualmente é professor da UFPB na graduação e no programa de pós-graduação. É auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, responsável pela gestão da informação. Tem experiência na área de contabilidade, auditoria e finanças públicas e ciências de dados. 

José Inaldo de Oliveira e Silva é graduado e mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí, graduado em Direito (UFPI) e especialista em controle da Administração Pública pelo Centro Unificado de Teresina. Auditor de controle externo do TCE-PI, onde há 9 anos é o responsável pela unidade de informações estratégicas. Possui diversos cursos nas áreas de doutrina da inteligência, lavagem de dinheiro, combate à corrupção, organizações criminosas e investigação e análise financeira. É coautor do livro Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira: Reinventando o Combate à Corrupção e Estimulando a Eficiência dos Governos.

José Luís Galvão Pinto Bomfim é graduado em Administração de Empresas (UNIFACS), pós-graduado em Economia (UNIFACS). É auditor estadual de  controle externo  no TCE-BA. Exerceu as os cargos de gerente de Avaliação de Desempenho, gerente de Auditoria, diretor do Centro Treinamento Estudos Interdisciplinares e esteve à frente da Quinta Coordenadoria de Controle Externo, unidade de auditoria atuante nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia. Atualmente está lotado na Superintendência Técnica desenvolvendo atividades prioritariamente relacionadas ao Núcleo de Informações Estratégicas e Inteligência para Auditoria (NIE).

Marcio Batista Marinot é mestre em Gestão Empresarial e especialista em Ciências Contábeis (FGV);  em Análise de Sistemas (UFES) e bacharel em Ciências Contábeis (UFES). Ocupa o cargo de auditor de controle externo no TCE-ES. Atuou como professor de graduação e pós-graduação  (UVV) por mais de 20 anos; na docência ministrou disciplinas em cursos de pós-graduação na FGV e UFES, bem como atuou como instrutor da ESAF/DF.

Nilsom Zanatto é graduado em Economia e pós-graduado em auditoria governamental (UFSC). Auditor fiscal de controle externo no TCE-SC. Ocupa o cargo de Diretor de Informações Estratégicas (DIE) desde a constituição da unidade, em 2019.

Rogério Oliveira de Jesus é coordenador do Núcleo de Informações Estratégicas do TCE-ES. Auditor de controle externo desde 1995, é bacharel em Ciência da Computação (UNICAMP) e especialista em Mineração para Dados Complexos (UNICAMP). Também possui bacharelado em Direito (UFES) e pós- graduação em Direito Público (Universidade Anhanguera-Uniderp). Participou de capacitação no Estágio Especial de Inteligência para Órgãos Civis na Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx)

Willo Herbert Pontes Pinheiro é auditor de controle externo do TCE-PB e atua como assessor técnico da Unidade de Gestão da Informação. Possui bacharelado em Ciências da Computação  (UFCG). É tecnólogo em Gestão Pública (UFPB),   especialista em Direito Público (FTDR) e  mestre em Economia do Setor Público (UFC).

Conheça a Rede InfoContas.