O Conselheiro Renato Martins Costa assumiu na última quinta-feira (1º), o cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em sucessão ao Conselheiro Sidney Beraldo, que esteve no comando da Mesa Diretora do órgão no exercício de 2023. Também tomaram posse o Vice-Presidente Antonio Roque Citadini e a Corregedora Cristiana de Castro Moraes, que terão o mandato de um ano na direção da Corte de Contas paulista.
Eleito por unanimidade pelo Colegiado durante sessão especial no Auditório Nobre ocorrida em 6 de dezembro, Renato Martins Costa assume pela quinta vez o comando do TCE paulista. O Conselheiro ingressou na Corte em abril de 1994, como representante do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
O termo de posse, lido pelo Secretário-Diretor Geral Sérgio Ciquera Rossi e assinado em ato na sala de reuniões da Presidência, contou com a presença de Conselheiros, Auditores, Membros do Ministério Público de Contas (MPC), Chefes de Gabinete e representantes de Diretorias e setores do órgão.
“O mandato será exercido em um ano histórico na vida do Tribunal. Um século de existência representa a permanência de nossa Instituição, suas responsabilidades no presente e seu compromisso com o futuro. Sejamos todos dignos dessa missão”, afirmou Renato Martins Costa em alusão aos 100 anos que a Corte completará em 2024.
O Conselheiro Sidney Beraldo avaliou o seu período na Presidência durante o ano de 2023. “Foi um ano de construção de estradas e pavimentação de caminhos. Deixo o cargo com a certeza de que contribuímos para aperfeiçoar o TCE-SP, produzindo resultados extremamente positivos, que só beneficiaram a sociedade paulista. Esse sempre foi nosso objetivo”, completou.
. Currículo
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Renato Martins Costa esteve à frente da Presidência em 1997, 2004, 2012 e 2018, além de ter participado, por outras vezes, do comando administrativo da Casa como Vice-Presidente e Corregedor.
Nomeado Procurador de Justiça em 1991, foi assessor do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo. Exerceu ainda as funções de Secretário do Governo (1994) e de Secretário de Estado Adjunto de Defesa do Consumidor (1987/1988). Também presidiu a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no biênio 1990/1992 e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP) em 1994.
Fonte: TCE-SP