Na manhã da última quarta-feira (14), representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) se reuniram com o secretário de Relações Institucionais do Tribunal de Contas da União (TCU), Manoel Moreira de Souza Neto, para alinhar as ações do Comitê Estratégico da Rede Integrar. O encontro, realizado na sede do TCU, em Brasília, teve como objetivo fortalecer a atuação conjunta das instituições no controle e fiscalização das políticas públicas descentralizadas no país.
A Rede Integrar é uma iniciativa colaborativa reunindo os Tribunais de Contas da União, dos Estados e Municípios, por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TCU, a Atricon e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Em dezembro de 2025, foi assinado um termo aditivo ao acordo, o qual instituiu o Comitê Estratégico, integrado por TCU, IRB e Atricon (que terá o vice-presidente Cezar Miola como seu representante).
O documento ainda atualiza e amplia as formas de atuação conjunta entre os órgãos de controle, estabelecendo diretrizes para uma cooperação mais coordenada e estratégica no âmbito do controle externo. A nova estrutura da Rede Integrar também inclui o Comitê Coordenador e o Comitê Técnico de Fiscalização.
Em 2025, a Rede desenvolveu 48 ações, sendo 42 integradas. “A assinatura do termo aditivo em dezembro foi um marco na consolidação da Rede Integrar. A expectativa é que em 2026 possamos ampliar ainda mais essa integração e, consequentemente, a eficácia das fiscalizações”, afirmou o presidente da Atricon, Edilson Silva.
O encontro da última quarta-feira também discutiu, entre outras questões, a instalação do Comitê Estratégico (CE) da Rede Integrar e a implementação das sias atribuições. “O Comitê tem a missão de organizar as ações para que possamos atuar de forma mais eficiente e coordenada, em parceria com os tribunais de contas de todo o Brasil”, afirmou o coordenador do CE, Cezar Miola.
O secretário do TCU, Manoel Moreira de Souza Neto, ressaltou a relevância da articulação entre as entidades e a ampliação das formas de atuação conjunta. “O TCU tem se empenhado constantemente para fortalecer essas ações conjuntas. A instituição do Comitê Estratégico é um passo importante nesse processo”, destacou Souza Neto.
A reunião também discutiu as estratégias para as futuras ações da Rede, que incluem grupos de assessoramento e equipes de trabalho para apoiar as ações estratégicas e executar as atividades previstas no acordo. O encontro foi acompanhado por assessores da Secretaria de Relações Institucionais do TCU e da Atricon.