Tribunal de Contas começa a executar novo plano estratégico a partir deste ano

O Tribunal de Contas do Estado começa a viver um novo desafio a partir desta semana. Com o lançamento, na última terça-feira (26) de seu Plano Estratégico para o ciclo 2012-2016 o TCE pretende cumprir etapas fundamentais para o pleno cumprimento de sua missão constitucional. Estímulo ao controle social, fortalecimento da rede de controle da gestão pública e atuação preventiva estão entre as prioridades do órgão para os próximos anos.

Elaborado ao longo de nove meses, o Plano Estratégico do TCE envolveu em sua construção todos os segmentos da instituição por meio de uma metodologia essencialmente participativa. “O Plano contou com o apoio da direção do Tribunal em todas as suas fases, mas não é algo de cima para baixo, e sim fruto do debate e da reflexão de seus servidores”, garante o conselheiro Yêdo Flamarion Lobão, vice-presidente da casa, que representou o presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, no seminário de lançamento.

De acordo com o procurador de contas Jairo Cavalcanti Vieira, um dos palestrantes do evento, o Plano é a ferramenta ideal para que o TCE construa o seu futuro de forma a ser reconhecido pela sociedade pela efetividade de sua atuação. “Temos o caminho para chegar onde queremos, de agora em diante, dependerá essencialmente do compromisso de todos nós, membros e servidores”, lembrou.

A segunda palestra do dia ficou a cargo da servidora do TRE-MA, Karla de Faria Abdala, que compartilhou a experiência do TRE maranhense com o planejamento estratégico, falando sobre o tema “A melhoria contínua da gestão”. Karla de Faria é coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão, núcleo responsável pelo Planejamento Estratégico, Gestão de Processos, de Projetos e Planejamento das Eleições desde fev/2009 .

SOCIEDADE – Além da participação dos servidores em sua elaboração o Plano Estratégico do TCE reflete a visão crítica de amplas camadas da sociedade, que foram ouvidas previamente para construção da uma visão diagnóstica da instituição. “Da mesma forma que ouvimos a sociedade, queremos agora compartilhar com elas nossas metas e objetivos, até para que possamos ser cobrados”, explica o vice-presidente do TCE.

Yêdo Lobão lembra que a parte mais difícil da tarefa começa agora, quando se trata de executar o que foi planejado. De acordo com Lobão, trata-se de consolidar uma nova cultura organizacional, baseada no cumprimento de metas e no monitoramento constante das ações. “Somente dessa forma, poderemos atingir o patamar de excelência que queremos, dando no tempo certo as respostas que a sociedade espera de nós”.

Apesar de reconhecer a magnitude do desafio, Yedo Lobão afirma que o TCE está pronto para enfrentá-lo com sucesso, devido principalmente devido ao fato de já estar envolvido em um processo de modernização que já dura vários anos, tendo conquistado vários avanços ao longo dos últimos anos, entre os quais a informatização de seus procedimentos, que culminou com a eliminação do uso de papel na entrega das prestações de contas a partir deste ano.

Segundo Lobão, existem hoje mais de dez projetos de modernização em andamento hoje no TCE. “O Plano Estratégico organiza esse conjunto de projetos, nos permitindo caminhar com mais rapidez e segurança na execução de todos eles, convergindo para um objetivo comum que está expresso na nova missão do TCE: exercer o controle externo e orientar a gestão em benefício da sociedade”.

Leave a Reply