Com o objetivo de alcançar a meta de papel zero em suas atividades internas, atendendo assim os princípios da sustentabilidade econômica e ambiental, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) implantará, a partir do próximo dia 13, duas novas soluções tecnológicas para gerenciamento de documentos: o Gedoc e o Minuta Eletrônica.
Desenvolvidos pela Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), com subsídio e apoio de praticamente todas as demais unidades da Corte de Contas, os novos programas foram lançados oficialmente nessa quinta-feira (2), no Gabinete da Presidência.
Na oportunidade, foi destacado que esses programas buscam otimizar o gerenciamento de procedimentos no Tribunal relativos à documentação, proporcionando mais economia, reduzindo o retrabalho e assegurando maior agilidade e segurança na utilização do acervo documental do TCE, garantindo assim a integridade das informações.
Ainda durante a reunião, enfatizou-se a forma inovadora e pioneira no âmbito do Sistema Nacional de Controle Externo com que o Tribunal de Contas rondoniense consolidou a busca de soluções eletrônicas para esse procedimento, processo iniciado ainda na gestão passada, presidida pelo conselheiro José Euler Potyguara, culminando com a implantação dos novos aplicativos, a partir do próximo dia 13 em toda a Corte de Contas.
Para tanto, desde o último mês de março, em uma ação coordenada entre a Escola Superior de Contas do TCE e a Setic, foram aplicadas capacitações a mais de 200 servidores e colaboradores, visando repassar orientações e também o modo de utilização das novas ferramentas digitais, o Gedoc e o Minuta Eletrônica – este, um módulo desenvolvido pela área tecnológica do Tribunal que funciona dentro do programa Word.