Secretário de Controle Externo do TCU ministra palestra do EAD do TCE-MT

José Ricardo Tavares Louzada, secretário de Controle Externo do TCU

O Projeto de Ensino a Distância (EAD) do Tribunal de Contas de Mato Grosso em sua 17ª aula-palestra terá como tema o “A Rede de Controle da Gestão Pública”. O EAD recebe como palestrante o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Mato Grosso, José Ricardo Tavares Louzada. O evento ocorre às 14h30min desta quarta-feira (17/10) no auditório da Escola Superior de Contas e será transmitido aos 141 municípios de Mato Grosso através dos pontos de recepção do MT Preparatório e pelo Portal do TCE-MT.

O público alvo são servidores, fiscalizados e demais segmentos da sociedade de forma geral. A Rede de Controle da Gestão Pública foi efetivada em 2009 no âmbito federal, como um canal de comunicação e atuação interorganizacional que visa aprimorar a efetividade da função de controle de órgãos e entidades sobre a gestão pública.

Em Mato Grosso, foi formada em março de 2010 por órgãos e entidades de fiscalização, auditoria e controle interno e externo com atuação no Estado, como TCU, TCE-MT, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), AGE-MT, Secretaria de Estado de Casa Civil, Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal, Crea-MT, Polícia Federal, Advocacia Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF), entre outros.

Desde 12 de março deste ano, o Projeto de Ensino a Distância foi iniciado com o objetivo de capacitar e orientar os gestores públicos sobre melhores práticas de gestão e ainda trazer discussões que possam dar mais eficiência à administração dos municípios.

Entre as aulas-palestra já ministradas, foram abordados temas como “Segurança da Informação – Como se Proteger na Era das Redes Sociais”, “Os Princípios Constitucionais da Administração Pública” e “O Papel dos Tribunais de Contas”. O EAD é uma aula interativa, onde os gestores também podem tirar suas dúvidas com o palestrante.

Leave a Reply