Servidores concluem Workshop eSocial no TCE-MS

O workshop “eSocial para Órgãos Públicos” realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escoex em parceria com o Ministério da Economia, foi concluído na manhã desta sexta-feira, 26 de julho. Nos dois dias de evento, servidores e gestores públicos de todo o Estado, que atuam nas áreas de gestão de pessoal, operação de folha de pagamento, contabilidade e tecnologia da informação, lotaram o plenário do TCE-MS em busca de mais conhecimento e capacitação sobre o novo sistema que vai simplificar e unificar as informações previdenciárias e trabalhistas em todos os órgãos públicos do País.

O último dia de treinamento teve como foco a Importância do eSocial para a Gestão dos RPPS e foi ministrado pelos representantes da Secretaria de Previdência (SPREV), os instrutores Thomas Gomes Costa e Laura Schwerz.  Eles estão realizando seminários e reuniões técnicas nos estados com a finalidade de capacitar gestores e servidores de órgãos públicos para o envio das informações ao eSocial, padronizando o cadastro dessas informações  em um único banco de dados.

De acordo com Laura, conhecer e aprender a operar o sistema eSocial é importante para todos os servidores que compõem a área de gestão de pessoal e de previdência social para dar agilidade e efetividade nos cadastros previdenciários. “A partir do eSocial toda a vida laboral do servidor estará disponível com informações fidedignas, com dados consistentes que vão auxiliar na identificação de algum indício de acúmulo de cargos, de recebimento indevido de benefícios e, até mesmo na identificação de óbitos. Com o cadastro no eSocial todos os órgãos poderão ter acesso a esses dados já devidamente atualizados e organizados”, ressaltou.

Por meio do Decreto nº 8.373, de 14 de dezembro de 2014, o eSocial surgiu como um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, inclusive para os Órgãos Públicos, independente do Regime Previdenciário e Trabalhista, com a finalidade de padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um Ambiente Nacional.

Olga Mongenot

 Fotos: Mary Vasques