A conferência de encerramento do VIII Encontro Nacional de Tribunais de Contas (VIII ENTC), no dia 18 de novembro, a partir das 11h15, será proferida pelo advogado e professor Silvio Almeida, com o tema “Sociedade em vertigem: crise, democracia e políticas públicas”. Professor da Universidade de Columbia (NY) em 2022, Almeida é colunista político da Folha de São Paulo e se destaca por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa à inclusão de minorias e à promoção da educação antirracista.
O VIII ENTC ocorre entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. As inscrições podem ser realizadas no hotsite do evento.
A programação do evento prevê painéis e oficinas que abordarão temáticas como democracia, modernização do Estado, diálogo interinstitucional, educação, comunicação pública e políticas afirmativas. A programação completa será disponibilizada em breve.
Durante o VIII ENTC serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública. O encontro, que ocorrerá em formato híbrido, é voltado aos membros e servidores de Tribunais de Contas e interessados nos debates sobre o aprimoramento do Sistema de Controle Externo.
O VIII ENTC é promovido pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC, com o apoio do TCE-MT. O evento tem patrocínio do Sebrae, da CNI e do BID.
Saiba mais sobre o conferencista:
Silvio Luiz de Almeida é advogado e professor. Doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo. Professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2020, foi professor visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Universidade de Duke (EUA) e em 2022 professor da Universidade de Columbia em NY. É colunista político da Folha de São Paulo e se destaca por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa à inclusão de minorias e à promoção de uma educação antirracista. Nos últimos anos, proferiu palestras nacionais e internacionais sobre temas relacionados à ética, além de prestar consultoria para organizações públicas e privadas sobre a implantação de práticas antidiscriminatórias e técnicas de promoção da diversidade e inclusão.