Simpósio Internacional do TCE-SC: crise de representatividade das instituições é um fenômeno global

No Simpósio Internacional: Crise de Representatividade – desafios e oportunidades para o Controle Externo, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis, a professora Doutora e servidora pública da província de Badajoz, na Espanha, María Cruz Díaz y Días, ratificou que a crise de representatividade é mundial. Ela falou no evento, nesta terça-feira (12/11), sobre experiências vividas em seu país na atualidade. No mesmo Painel, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro do TCE-MT Antonio Joaquim, instigou a participação da sociedade no controle.
Ao abordar “O Estado no cenário da crise de representatividade, o professor Doutor da PUC/SP e da FAAP/SP, escritor, colunista e filósofo Luiz Felipe Pondé destacou que os movimentos sociais ocorridos no mês de junho em todo o Brasil foram a “agudização de uma crise de representatividade que é latente”.
O evento contou ainda com a participação do professor Doutor da PUC/RS e UFGRS e presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, Juarez Freitas. Durante sua palestra sobre “Controle ideal e o controle possível: respostas às demandas sociais”, fez uma relação entre as auditorias operacionais e as prioridades constitucionais.
O Simpósio Internacional: Crise de Representatividade – desafios e oportunidades para o Controle Externo, aberto na noite de segunda-feira (11/11), pelo governador em exercício, deputado estadual Joares Ponticelli, termina nesta quarta-feira (13/11) à tarde. A reportagem em áudio traz as sonoras da Profª. María Díaz y Díaz, do conselheiro Antonio Joaquim, do filósofo Luiz Felipe Pondé e do prof. Juarez Freitas.

Clique AQUI para ouvir a matéria da Rádio TCE/SC. Para download, acesse AQUI e clique com o botão da direita do mouse sobre o ícone e selecione a opção “Salvar destino como”.

Leave a Reply