TCE-MS lança mais um livro sobre o IDEB e promove seminário sobre o Fundeb

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), juntamente com a Escola Superior de Controle Externo (Escoex), lança no dia 21 de Novembro, às 8 horas no Auditório “Conselheira Celina Martins Jallad”, o livro “(In)Sucesso Escolar: Uma Abordagem Financeira e promove o seminário “Orientando os Dirigentes Municipais e Conselheiros do FUNDEB”.

O presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero Antonio de Souza e a conselheira Marisa Serrano, diretora-geral da Escoex convida secretários de educação e conselheiros do Fundeb do Estado e dos municípios, coordenadores dos cursos de pedagogia das universidades, Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP, Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do sul – Fetems, câmaras municipais e o Conselho de Alimentação Escolar – CAE para participarem do seminário.

As atividades terão início às 8 horas com a acolhida aos participantes e credenciamento. Logo em seguida, acontece a abertura do seminário com a participação do conselheiro presidente Cícero de Souza e da conselheira e diretora-geral da Escoex Marisa Serrano. A programação está divida em três palestras.

A primeira tem como tema “Conhecendo o Financiamento da Educação Básica – passo a passo” e será ministrada pelo assessor técnico da Undime Nacional e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e consultor sobre carreira do magistério do Ministério da  Educação e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Carlos Eduardo Sanches.

Já a segunda palestra será sobre “Como prestar contas do investimento feito na Educação e o papel dos Conselheiros do Fundeb” e será dada pelo especialista em planejamento, orçamento e gestão de governos, com ênfase em finanças públicas, Jeam Adriano Rogoni.

Para fechar a programação de palestras e debates a consultora educacional e diretora geral da Faculdade da Funlec/Iesf, Angela Maria de Brito falará sobre “Reprovação/abandono um bicho de muitas cabeças”.

Publicações – “(In)Sucesso Escolar: Uma Abordagem Financeira” já é a segunda publicação do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e Escoex, por iniciativa da conselheira Marisa Serrano, este ano. No mês de março de 2013 também foi lançado o livro “IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Gastos em Educação: Contribuições para análise das contas municipais do Estado do Mato Grosso do Sul”, o qual trata sobre o IDEB e o gasto aluno/ano dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.

Programação:

 9h30min

Palestra/debate: Conhecendo o Financiamento da Educação Básica – passo a passo

Palestrante: Carlos Eduardo Sanches

 10h45min

Palestra/debate: Como prestar contas do investimento feito na Educação e o papel dos Conselheiros do FUNDEB

Palestrante: Jeam Adriano Rogoni

 13h30min

Palestra/debate: Reprovação/abandono um bicho de muitas cabeças

Palestrante: Angela Maria de Brito

Serviço:

Mais informações sobre o seminário e o lançamento do livro podem ser obtidas pelo telefone da Escoex: 3317-1599.

Fonte: ASCOM TCE-MS (Laís Latta)

Leave a Reply