Sistema de Gestão Educacional é discutido na Escola de Contas do TCE-CE

Secretário Executivo do Instituto Plácido Castelo (IPC), Paulo Alcântara Saraiva Leão, apresentou neste último dia do mês de novembro o novo projeto do Sistema de Gestão Educacional (SIGED), voltado aos servidores, jurisdicionados e sociedade que se reúna na escola de capacitação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A reunião foi realizada no auditório do Instituto e contou com a presença de servidores e de Maria Hilária de Sá Barreto, diretora executiva, e do Diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Francisco Otávio de Miranda Bezerra.

 Com projeto em andamento há três anos, o SIGED encontra-se em fase final de testes e está sendo implantado para fazer a diferença em todo o sistema operacional de controle de eventos do TCE. Trata-se de uma ferramenta que pretende e objetiva otimizar a gestão de cursos e seminários viabilizados pelo IPC. Os eventos promovidos no ano de 2012 estarão disponíveis dentro desse sistema para acesso dos servidores que queiram garantir seus certificados e comprovações.

 Um dos principais objetivos da aquisição desse sistema é reduzir o uso de papéis nos processos de educação que o IPC tem promovido ao longo de quatro anos de funcionamento. A principal atribuição do Instituto é organizar e administrar cursos e treinamentos de aperfeiçoamento e pós-graduação, lato e stricto sensu, para os servidores da Administração Pública do Estado do Ceará.

O Sistema atenderá a servidores, jurisdicionados e a sociedade de modo geral. Um dos atributos do Sistema é a possibilidade fornecida ao participante de ele mesmo emitir o seu certificado de determinado curso ou seminário. Ao mesmo tempo, o interessado pode acessar informações que dizem respeito às suas notas, qualificações e frequência em cada atividade realizada e promovida pelo Instituto.

 A gerência, por sua vez, pode indicar os participantes dentro do Tribunal, administrar os gastos do IPC, módulos, instrutores, frequência e notas. Quanto à avaliação que os gestores podem realizar, dividem-se em duas: de redução e eficácia. As inscrições a cada evento poderão ser realizadas pelo próprio participante e pelos próprios gestores.

“A tendência é que nós tenhamos mais cursos à distância e que os cursos presenciais diminuam cada vez mais para que sejam ofertados no formato EAD”, declarou o Diretor Francisco Otávio. “O Sistema está dentro da filosofia do TCE e do Programa 100% Digital, com eliminação do papel e economia sustentável. Todos no IPC estão sendo bem treinados e a equipe vai estar sempre à disposição”, declarou Paulo Alcântara, que completou: “o sistema é amigável e usa a mesma terminologia de outros com os quais estamos acostumados, repetindo o processo que temos hoje com o papel no sistema digital”.

Assessoria de Comunicação Social

comunicacao@tce.ce.gov.br

(85) 3488.5958

(85) 3488.5905

 

Leave a Reply