Ampliando a interação com a sociedade alagoana e estimulando o controle social, o Tribunal de Contas de Alagoas, através da sua Escola de Contas, realizou, na manhã desta terça-feira (29), mais uma edição do “TCE de Portas Abertas”, com estudantes dos cursos de Economia, Contabilidade e Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).
Durante o primeiro momento, os estudantes visitaram o Memorial do TCE, apresentado pela historiadora Lídia Machado, conhecendo fatos, eventos e personalidades que contribuíram pra o crescimento da Corte de Contas até os dias de hoje.
Após a rica apresentação do memorial, eles conheceram as dependências da corte de contas e posteriormente assistiram a palestra “Controle Externo na Administração Pública” ministrada pelo diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal. Encerrando a visita, os estudantes assistiram a Sessão Plenária, acompanhando na prática como é realizado o julgamento das contas públicas.
O TCE de Portas Abertas abre espaço para a aproximação do Tribunal com instituições de ensino do Estado, oportunidade em que são proferidas palestras sobre as atribuições da Corte de Contas. “Na universidade vemos a teoria e internamente conseguimos até relacionar algumas coisas, mas ver pessoalmente é muito diferente. Ver essa discussão acontecendo, saber todos os processos, saber que as pessoas podem participar de alguma forma faz toda a diferença pra gente”, destacou a aluna Elizabeth Teixeira.
“Gostaria de agradecer a oportunidade de entender o que é o Tribunal, qual a sua dinâmica, sua funcionalidade, e principalmente aproximar os alunos dos conselheiros. É muito importante que esses estudantes interajam, que eles aprendam na teoria na sala de aula, mas que eles possam também agregar com a prática”, concluiu o professor universitário Antônio Tancredo.
Veja as fotos no ÁLBUM VIRTUAL.
Fotos: Rayssa Hermanny e Júlia Marques
Fonte: TCE-AL