TCE-AM: Abertura do ano letivo da ECP tem aula de Leandro Karnal

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM) deu início oficialmente ao ano letivo de 2019 com a palestra do doutor, professor e historiador Leandro Karnal. A aula magna ocorreu às 14h no auditório do TCE, com a presença de várias autoridades, servidores do Tribunal, jurisdicionados das esferas estadual e municipal e membros da sociedade civil, totalizando mais de 500 inscritos.

Na abertura do evento, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, parabenizou o conselheiro Ari Moutinho Júnior, coordenador da ECP, pela organização do evento. “Ter um palestrante como o professor Leandro Karnal para falar sobre ética só vem a contribuir não só para os servidores do Tribunal como também para a sociedade em geral. A conscientização da ética no serviço público é de grande importância na vida de todos”, ressaltou a conselheira.

Em sua palestra, com o tema “Ética no Serviço Público”, o professor Leandro Karnal destacou as origens históricas da corrupção e a importância do TCE na manutenção do patrimônio público.

“O Brasil tem uma dificuldade histórica de separar o público do privado, dada a colonização que tivemos. O Tribunal de Contas é uma instituição que surgiu como reação à falta de transparência, para zelar pelo patrimônio público”, afirmou o professor Leandro Karnal. Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), o professor além de palestrante escreveu diversos livros sobre filosofia, história social e religião.

O coordenador da ECP, conselheiro Ari Moutinho Júnior, agradeceu a presença de vários membros da sociedade civil: “A população amazonense sempre teve uma grande parceria com o TCE, reconhecendo nosso valor social, fiscalizador e principalmente preventivo”.

O vídeo da palestra de Leandro Karnal pode ser visto na página oficial do TCE no Instagram e Facebook.

Programação segue na quinta-feira

O ciclo de palestras relativo à abertura do ano letivo da ECP segue na quinta-feira (25), durante todo o dia. Pela manhã, de 8h às 9h30, o ex-secretário municipal de Finanças e empresário, Ulisses Tapajós, fará exposição sobre a “Educação Financeira para Servidores Públicos”. Na sequência, a secretária de Controle Externo do TCU no Amazonas Lúcia Magalhães falará sobre “A Relevância da Regularidade das PC’s”.

Por volta de 11h do mesmo dia, o procurador de contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça terá palestra com o tema “Controle da Administração Pública na visão do Ministério Público de Contas”.

Pela parte da tarde, a partir das 13h30, serão temas de debate a “Sustentabilidade Fiscal do Estado do Amazonas”, o “IEGM”, o “Plano Nacional de Educação” e a “Admissão de Pessoal”, palestrados, respectivamente, pelos servidores do TCE Brian Bremgartner, Alessandro Bezerra, Julio Alan Viana e Holga Naito.

Paralelo ao evento no auditório, nos dias 25 e 26 os servidores do TCE inscritos participarão de palestras, durante todo o dia, com as coaches Tatiana Pacheco e Vivian Wolff.

 

Texto: Deborah Oliveira|Foto: Ana Cláudia Jatahy