TCE-AM apresenta trabalho de resíduos sólidos em congresso mundial

Artigo “A prática de gestão de resíduos sólidos em 19 municípios do Amazonas”, escrito pelo conselheiro Júlio Pinheiro, foi um dos 53 selecionados

O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Auditoria Ambiental do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (DEAMB/TCE-AM) será apresentado durante o Congresso Mundial da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (International Solid Waste Association — ISWA), em Viena, na Áustria, entre os dias 7 e 11 de outubro deste ano.

O Congresso da ISWA reúne anualmente cerca de mil participantes de todo o mundo, entre especialistas do setor dos resíduos sólidos e formadores de opinião da área. O encontro promove em um único espaço sessões de apresentação nas temáticas do setor, uma área de exposição e eventos temáticos promovidos por representantes de diversos países das Américas, Ásia, Europa, África e Oceania.

Com o artigo “A prática de gestão de resíduos sólidos em 19 municípios do Amazonas”, escrito pelo conselheiro Júlio Pinheiro, com o apoio do DEAMB, o TCE-AM foi selecionado — entre os 53 artigos brasileiros inscritos no evento — em terceiro lugar pelos organizadores da ISWA para apresentar o texto, folder e banner aos participantes do evento internacional. Ao todo, do Brasil, foram aprovados 14 projetos.

A “defesa” do artigo do TCE-AM, toda na língua inglesa, acontecerá na 26ª sessão do dia 8, das 14h às 15h, e o banner e folder serão disponibilizados aos participantes no setor de exposição do congresso.

“Nosso Tribunal recebeu uma alta pontuação na avaliação dos membros da comissão do conselho cientista do evento. Nós remetemos esse trabalho no final do ano passado e ele foi aprovado para ser apresentado. Isso é um grande feito, uma vez que foram encaminhados quase mil trabalhos do mundo inteiro. O Estado do Amazonas recebeu elogio especial. É um orgulho para esta corte”, comentou o conselheiro Júlio Pinheiro, que representará o TCE no evento.

O DEAMB foi criado em 2010 e é responsável pelas auditorias ambientais do TCE em todo o Estado do Amazonas. Até o ano passado, foram realizadas 19 fiscalizações, que resultaram em relatórios com as deficiências no controle da gestão de resíduos sólidos urbanos e as respectivas recomendações ao governo do Estado, segundo relembrou a chefe do departament, Jeane Anete Ferreira.

Atualmente, o DEAMB realiza uma auditoria minuciosa nas Unidades de Conservação, que recebem verbas federais. O relatório final, com todas as irregularidades encontradas, será encaminhado ao Tribunal de Contas da União até o final do ano.

Fonte: TCE-AM (Texto: Elvis Chaves/ Foto: Socorro Lins)

Leave a Reply