O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) irá expor os trabalhos de fiscalização e preservação do meio ambiente no âmbito da análise das contas públicas durante a 1ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (Fespim). O evento será realizado pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) de 27 a 29 de novembro, das 14h às 22h, no pavilhão do Studio 5.
A abertura do evento contará com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, além de representantes de entidades de classe e de órgãos governamentais, agentes políticos, empresários, pesquisadores, entre outros.
Durante a Fespim, o TCE abordará a sustentabilidade com a exposição “Lixo nosso de cada dia”. O estande do Tribunal será coordenado pelo Departamento de Auditoria Ambiental (Deamb) da Corte de Contas.
Segundo a chefe do Deamb, servidora Anete Ferreira, a exposição terá objetos recicláveis com o intuito suscitar a discussão sobre a destinação do resíduos sólidos.
“O Tribunal tem hoje uma agenda ambiental sustentável e um dos maiores motes de ação é na área ambiental. O TCE-AM tem atuado em prol o desenvolvimento sustentável e essa exposição perante a sociedade mostra que podemos ter condutas diferenciadas perante a gestão dos resíduos sólidos”, disse Anete Ferreira ao destacar o trabalho do TCE-AM na fiscalização, por exemplo, dos lixões a céu aberto no interior do Amazonas.
Os materiais sustentáveis que serão expostos foram usados no 2º Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas (Sigam) realizado no período de 17 a 19 de outubro, em Manaus.
Exposição em totens
A exposição feita pelo TCE-AM contará, ainda, com totens que mostrarão as ações do Tribunal em auditorias ambientais e ações sustentáveis desenvolvidas, como a adesão da Corte de Contas à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) durante a gestão da conselheira-presidente, Yara Lins dos Santos.
A Fespim
A primeira edição da feira terá como principal objetivo demonstrar o potencial sustentável do PIM, um dos parques fabris mais importantes do País. Idealizado com o conceito de aliar sustentabilidade e tecnologia. O evento contará com diversos estandes, que serão distribuídos em uma estrutura ambientalmente responsável, bem como com uma programação repleta de exposições e palestras.
Texto: Dionisson Garcia