TCE-BA aborda missão cidadã para 70 mil alunos do ensino médio

Alinhado ao objetivo estratégico de promover a aproximação com os cidadãos, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia vem divulgando, para estudantes das localidades mais longínquas do estado, as suas habilidades e competências a fim de fortalecer os controles interno, externo e social. Para cumprir tal missão, a Corte de Contas tem disseminado conteúdos voltados para ações de cidadania nas videoaulas transmitidas pelo Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Secretaria da Educação. A videoaula atingiu um público de 70 mil estudantes em todo o estado.

Durante a videoaula de Sociologia veiculada no dia 27.10, no estúdio do Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, os servidores Paulo Figueiredo, ouvidor do TCE, e Marcos Navarro, assessor de comunicação, falaram sobre diversos temas relacionados à cidadania, orientando os alunos a participar mais intensamente do dia a dia das instituições públicas com base no binômio direitos e deveres. Os servidores foram recebidos pelas professoras de Sociologia Maria Aparecida Ramos de Lima, Miriã Fonseca e Adilma de Jesus Rodrigues.

A professora Miriã Fonseca abriu espaço para várias perguntas dos estudantes, principalmente sobre a arrecadação de impostos e o papel desempenhado pelo TCE. O ouvidor Paulo Figueiredo explicou o funcionamento do Tribunal e o processo de julgamento de uma conta pública, convidando os alunos a recorrer à Ouvidoria como canal de comunicação para denúncias de irregularidades, consultas, dentre outras demandas. Os servidores apresentaram ainda o vídeo institucional “O TCE mais perto de você”, o mapa-encarte “CAB em seu Bolso” e a cartilha “Heróis da Cidadania conhecem o TCE”.

DEPOIMENTOS

“É fundamental a parceria do TCE junto ao Emitec, junto a esses alunos de localidades tão distantes. Um dos maiores entraves do País é o conhecimento, que foi negado ao povo durante muito tempo na nossa história. Motivar a população a participar do processo democrático é vislumbrar um futuro melhor. É bom saber que o TCE está buscando uma aproximação maior com a sociedade. Vocês agora estão se comunicando com os alunos em meio a uma aula de cidadania. Seria muito bom se todos os órgãos públicos tivessem essa sensibilidade de se comunicar com os estudantes para formar cidadãos mais conscientes no futuro”.

Adilma de Jesus Rodrigues, professora de Sociologia.

“Eu costumo dizer que a educação salva e liberta. Fico muito feliz com o fato de a educação não presencial estar chegando até a população do interior, nesta Bahia que é enorme. A parceria com o TCE é de suma importância para a construção da cidadania, para que os estudantes aprendam a exercer o controle social, para que possam se tornar administradores públicos competentes. Espero que esta parceria se mantenha e gere novos conteúdos para os alunos do ensino fundamental”.

Miriã Fonseca, professora de Sociologia.