Representantes do Tribunal de Contas da Espanha conheceram, na manhã desta quinta-feira (21.12), o Mirante, que é o Sistema de Observação de Contas Públicas utilizado no trabalho auditorial realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Em uma videoconferência mediada pelo vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, e que teve como tradutor o chefe da Atej, Wendel Régis Ramos, a conselheira Dolores Genaro e os auditores Juan Carlos e Dolores Jarillo tomaram conhecimento das principais ferramentas e funcionalidades do sistema.
Durante a apresentação do Mirante, o gerente de Informações Estratégicas e Apoio à Auditoria, Augusto Gonçalves de Sousa, deu enfoque ao uso da inteligência artificial e do processamento de dados e uso de business Intelligence para a auditoria, enfatizando o benefício que o Mirante tem trazido para o trabalho dos auditores no TCE-BA. Augusto apresentou aos representantes do tribunal espanhol exemplos concretos de trilhas de auditoria e cruzamentos de dados, os quais mostram indícios que auxiliam na constatação de possíveis irregularidades em contratos e convênios.
Na oportunidade, o conselheiro Inaldo Araújo enalteceu o trabalho dos auditores da Casa de Contas e Controle da Bahia, que vêm se empenhando a cada dia em um trabalho de excelência, reconhecido até mesmo pelo Banco Mundial. “Os auditores do Tribunal de Contas do Estado, em trabalho conjunto com a área de Tecnologia do TCE-BA, têm realizado um serviço de excelência para o Tribunal e para a sociedade. Essa equipe de reconhecido talento vem trabalhando desde 2006 para otimizar o trabalho de auditoria, que atualmente conta com a Inteligência Artificial. Mas é importante lembrar que iniciamos esse processo de aperfeiçoamento muito antes”, destacou Inaldo Araújo, apresentando ainda a recente tradução dos Manuais de Auditoria da IDI – iniciativa da Intosai para o Desenvolvimento, que pode ser acessado no site do TCE-BA na versão em português.
Após a apresentação, a conselheira Dolores Genaro agradeceu a toda a equipe do TCE-BA que participou da live, explicando o quão importante é o intercâmbio de conhecimentos para o sistema de controle. Participaram também da videoconferência o diretor-geral do Cedasc, Edmilson Galiza; e o superintendente técnico do TCE-BA, José Raimundo Bastos de Aguiar.
Fonte: TCE-BA