TCE-BA: Arquivistas e bibliotecários discutem a gestão da informação nos TCs

Dos desenhos rupestres ao pergaminho. Do pergaminho ao livro. Do livro ao computador. Do computador ao telefone celular. Como profetizou o teórico da comunicação Marshall McLuhan, o mundo contemporâneo não tardou a se tornar uma aldeia global, na qual “tribos” de todos os continentes se comunicam com avidez e celeridade. Neste macrocosmo de informações, as instituições precisam reinventar o gerenciamento de informações com o intuito de orientar, preservar, disseminar e intercambiar seus conhecimentos a fim de garantir a sobrevivência.

Imbuídos do espírito de renovação e amor pelo conhecimento, bibliotecários e arquivistas de vários Tribunais de Contas do Brasil e de outros países participaram, dia 30.9, da 6ª edição do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (VI Bibliocontas/Cooperação na web 2.0). O evento, que prossegue até o dia 3.09, teve início com a apresentação do Coral dos Meninos do Bairro da Paz, regido pelo maestro Keiler Rêgo. Em seguida, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, abriu oficialmente o encontro com um discurso. Dando prosseguimento à programação do 6º Fórum, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Marcos Paulo Viana, fez uma saudação aos convidados.

Na avaliação da gerente de Biblioteca e Documentação do TCE, Denilze Sacramento Alencar, o Fórum é um exemplo da busca pela renovação na forma de os TCs lidarem com a informação. “Ouvindo a experiência de todos os nossos colegas, temos a oportunidade de trocar experiências com o objetivo de gerenciar melhor as informações que dispusemos e fortalecer o controle. A marca mais importante deste fórum é a cooperação. Todos aqui são apaixonados pela área de biblioteconomia e arquivo. E temos o maior prazer em cooperar uns com os outros, além de compartilhar experiências e disseminar informações que servirão para avançarmos no Controle Externo”, disse a servidora.

DEPOIMENTOS DOS PALESTRANTES

“O site de edição do Diário Oficial Eletrônico foi desenvolvido internamente pelo TCE, aproveitando as experiâncias de outros TCs do Brasil. E representou uma significativa redução de custos com a publicação dos atos oficiais do Tribunal”.
Edmilson Galiza, diretor geral do Cedasc – proferiu a palestra “Implementação do Diário Oficial Eletrônico”

“Estamos vivendo uma era da oportunidade que é efetivamente fazer cumprir o nosso papel de área de informação. Vivemos uma fase após a implantação da Lei de Acesso à Informação nas organizações públicas. Com a lei, a cultura da transparência tem sido fortalecida e o papel das áreas de informação também. Mas onde procuramos a informação de credibilidade? Onde se pode organizá-la e disponibilizá-la para o público, como as bibliotecas e os arquivos. Precisamos preencher esta lacuna, este espaço entre as instituições e a sociedade. Para isso é necessária uma mudança de cultura que não acontecerá rapidamente. A demanda da sociedade é que vai definir quais os ativos de informação que é preciso disponibilizar. À medida que isso vai acontecendo, temos uma base de conhecimento para definir o conteúdo a ser disponibilizado”.
Professora Neide Di Sordi – proferiu a palestra “Gestão do Conhecimento, Pesquisa e Inovação nas Unidades de Informações do Sistema de Contas Públicas”

“Eu acho muito importante o compartilhamento, as iniciativas, a divulgação dos trabalhos dos Tribunais de Contas porque temos basicamente a mesma linguagem. A troca de experiências é fundamental para alavancar os Tribunais. E a matéria-prima dos TCs é comum – proteger os recursos públicos. Quando essas iniciativas são compartilhadas em fóruns como este, há uma economia de recursos. O que ressalto como mais importante na minha apresentação é perceber que quando o Tribunal de Contas do Distrito Federal começou a fazer a gestão do conhecimento e da informação, definir a missão e ter objetivos, ele começou a ter referências e resultados em cada atuação”.
Dra. Andrea Fortaleza – proferiu a palestra “A Construção do Tesouro no Âmbito do TCDF – Experiência do Ponto de Vista Institucional e dos Usuários”

“É a primeira vez que participo deste encontro e estou muito feliz. Esta expressão que tanto ouço aqui, compartilhamento de experiências, é de extrema importância. Cada órgão tem a sua característica, mas o que almejamos de fato? A transparência do dinheiro público… o meu dinheiro, o seu, o de todos os cidadãos. Então é preciso saber como este dinheiro foi aplicado. É preciso lembrar que cada ato, após assinado, se transforma em um documento que estará disponível para a sociedade. Aqui todos estamos aprendendo e está sendo sensacional. As experiências que temos no nosso local de trabalho nenhuma academia nos dará”.
Rosemeri Ribeiro Vasconcellos, coordenadora do arquivo do TCE do Espírito Santo

“O evento está de parabéns pela organização. Este Fórum já começa sendo um sucesso pela qualidade das palestras. O debate denso e a troca de experiências nos enriqueceu muito. Na minha apresentação, mostrei para os colegas o meu dia a dia, o trabalho feito com dedicação, porque todos nós, dessa área, trabalhamos com muito empenho. Foi bom perceber as realidades da área em vários estados, as dificuldades de cada, as coincidências, e depois debater sobre tudo o que vivenciamos”.
Valéria Gouvêia Ghanem, gerente da Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa/ TCE/SC