TCE-BA: Caravana encerra etapa do sétimo roteiro atingindo 770 mil ouvintes

A Caravana da Ouvidoria encerrou, na última sexta feira (17.03), a última etapa do sétimo roteiro de viagens, atingindo 770 mil ouvintes do município de Valença e região. Nos últimos dois anos, a equipe visitou 68 rádios para esclarecer a população sobre o trabalho do órgão e convencer que a participação cidadã é fundamental para inibir desvios de recursos públicos. Com base em informações fornecidas pela direção das emissoras, estima-se que mais de 18 milhões de ouvintes na Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais conheceram a missão educativa e pedagógica do TCE/BA.

A Caravana da Ouvidoria é um projeto itinerante que tem como propósito levar, por meio de entrevistas em rádios comerciais e comunitárias, a missão educativa e pedagógica do TCE/BA para comunidades de todas as regiões do estado. Fruto de um trabalho conjunto entre a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação, a prática, literalmente, saiu do gabinete, ganhou a estrada e abriu os microfones para fomentar o controle social nas ondas do rádio. Foram traçados nove roteiros de viagens, incluindo 78 municípios com população acima de 30 mil habitantes e com emissoras de grande capilaridade regional. O objetivo é contemplar o maior número de ouvintes nos 417 municípios baianos.

A última entrevista foi concedida à Rádio Clube de Valença 101.9 AM e FM, durante o programa Jornal da Manhã, conduzido pelo radialista Dorgival Lemos. Durante a entrevista, Paulo Figueiredo disse que o projeto visa formar cidadãos conscientes e capazes de exercer o controle social, fiscalizando o serviço público e denunciando ao constatar irregularidades em obras realizadas nas cidades e outros serviços prestados à comunidade. O ouvidor utilizou dois exemplos práticos de como o cidadão pode perceber indícios de mau uso do dinheiro público, a exemplo da construção de uma casa de farinha em região que não possui plantação de mandioca ou da execução de uma praça que começou, mas não foi concluída.

Em situações semelhantes, Figueiredo orientou o cidadão a tirar fotos do dia a dia da obra, dos funcionários, da placa com informações dos serviços e a acompanhar todo o cronograma físico. “O cidadão deve tomar conta da obra como se fosse um filho. Em caso de alguma irregularidade, registre sua manifestação nos canais disponíveis de comunicação do Tribunal, a exemplo do endereço do Portal do TCE/BA (www.tce.ba.gov.br/ouvidoria), do WhatsApp (71) 99902-0166 da instituição ou pelo telefone 0800 2843115”, explicou.

O ouvidor Paulo Figueiredo convidou as comunidades a participar mais ativamente da fiscalização dos recursos públicos e lembrou que a população tem não apenas o dever, mas também a obrigação de acompanhar de perto o trabalho dos gestores públicos.

Responsável pela entrevista, Dorgival Lemos parabenizou o compromisso do TCE/BA com a sociedade e destacou a Caravana como instrumento de formação cidadã ao falar de temas como Controle Social, Participação Popular na Gestão Pública e Fiscalização dos Recursos Públicos. “Dinheiro público é dinheiro nosso e precisa ser respeitado e bem aplicado”, alertou o radialista.