TCE-BA explica função pedagógica a habitantes de 72 municípios

Em cumprimento ao Plano Estratégico 2014-2017, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia se empenha cada vez mais em promover o envolvimento do cidadão com a Corte de Contas, convidando a sociedade a exercer o controle social. Neste contexto, a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação agendaram uma série de eventos e entrevistas pelo interior do estado com o propósito de explicar a função do TCE, suas competências e atribuições, além de convidar os cidadãos a auxiliar o Tribunal a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos  pelos gestores estaduais.

A entrevista mais recente foi concedida, dia 6, aos radialistas Marcos Moreno e Almiro Júnior, da Rádio Ipirá FM, no município de Ipirá, a 215 km de Salvador. A emissora alcança 72 municípios circunvizinhos da região da Chapada Diamantina. O ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, e o assessor de comunicação, Marcos Navarro, deram destaque ao papel pedagógico e fiscalizador do Tribunal e ainda ressaltaram aspectos como o fortalecimento da cidadania. Paulo Figueiredo exortou os ouvintes a colaborar com o Tribunal registrando denúncias, críticas e sugestões no site da instituição (www.tce.ba.gov.br).

Os radialistas teceram comentários sobre as recentes matérias veiculadas na imprensa, nas quais os TCs são alvo de críticas a respeito da sua eficiência. Em resposta, os servidores entrevistados ressaltaram as medidas adotadas pelo Tribunal de Contas do Estado em busca de eficácia, economicidade e moralidade. Citaram como exemplo o ato preventivo baixado pelo presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, com vistas a verificar possíveis casos de nepotismo na instituição. E ressaltaram ainda que a Casa se abre para uma nova fase de relacionamento com a sociedade, marcada por uma premissa maior: trabalhar para que os recursos públicos estaduais pagos pelo cidadão por meio de taxas, impostos e contribuições retornem para a sociedade em forma de bens e serviços públicos de qualidade e de políticas públicas eficientes.

A entrevista foi viabilizada pelo diretor da Rádio Ipirá FM, Delorme Fernandes, e do coordenador de programas, Nivaldo Sampaio, contando ainda com o apoio técnico do operador Marcone Macedo.

Leave a Reply