TCE-SC: Sinaop debaterá o planejamento de obras e a sustentabilidade como bases para políticas públicas

O XVI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop) e a 4ª Oficina Internacional, que serão realizados na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis, de 19 a 23 de maio, já conta com 278 inscritos. Os interessados em participar podem se inscrever no endereço eletrônico www.tce.sc.gov.br. A promoção dos eventos é do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).

“Desafios da infraestrutura: do planejamento à execução” é o tema central da programação, que tem como foco das discussões o planejamento de longo prazo, a transparência e o interesse público das obras de infraestrutura. Segundo os organizadores, a intenção é disseminar a ideia de que as obras públicas precisam ter um tempo adequado de planejamento para que se atinja o resultado final desejado, ou seja, uma obra com mais qualidade.

O presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, o vice-presidente do TCE/SC e coordenador do XVI Sinaop, conselheiro Luiz Roberto Herbst, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Sebastião Helvecio de Castro, a presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Narda Consuelo Neiva Silva, deverão participar da abertura do evento, no dia 19 de maio (segunda-feira), às 18h30. O governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo foi convidado para a solenidade.

“Valorização técnica profissional no setor público” será a conferência a ser proferida pelo procurador jurídico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), advogado e engenheiro Claude Pasteur de Andrade, no dia 20, às 9h, no auditório do TCE/SC. “Tribunais de Contas no contexto das obras públicas: o presente e o futuro” será o tema do professor da Faculdade de Direito da PUC/RS, Juarez Freitas, no dia 22, às 15h20. A senadora Kátia Abreu, relatora da Comissão Especial Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93), fará, no mesmo dia, às 17h, a última conferência do encontro, com o título: “Obras Públicas na nova Lei de Licitações”. Durante os cinco dias do simpósio, além das três conferências, estão previstas 24 exposições, entre palestras, painéis, visitas técnicas, debates e minicursos.

Servidores e integrantes de instituições de controle, envolvidos com obras públicas dos governos federal, estaduais e municipais, e profissionais da área de engenharia, são o público alvo do evento.

O XVI Sinaop e a 4ª Oficina Internacional contam com o apoio institucional do TCE/SC, da Atricon, do IRB, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e do CREA/SC.

Serviço:

O quê: XVI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

Quando: de 19 a 23 de maio

Onde: Auditório do TCE/SC — Rua Bulcão Viana, 90 – Centro – Florianópolis/SC

Público-Alvo: Servidores e integrantes de instituições de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estaduais e municipais, profissionais da área de engenharia

Inscrições: www.tce.sc.gov.br

Mais informações: www.tce.sc.gov.br, pelos telefones (48) 3221-3834 e 3221-3890 (Instituto de Contas do TCE/SC) ou pelo e-mail icon@tce.sc.gov.br

Leave a Reply