O presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, participou nesta segunda-feira (19/02), em Brasília, da cerimônia de lançamento do “Projeto Comunica”, desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A ação visa estimular a divulgação de informações produzidas ou custodiadas pelos Tribunais de Contas que sejam de interesse da população.
O objetivo do projeto é ampliar o acesso a informações ligadas ao controle externo, bem como incentivar práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões.
Entre as ações previstas estão a realização de um diagnóstico das unidades de comunicação dos Tribunais de Contas e a oferta de capacitação para as equipes das assessorias. O presidente do TCMBA, conselheiro Francisco Netto, também assinou o termo de compromisso, em solenidade com o presidente da Atricon, Cezar Miola.
Após assinar o termo de adesão ao Projeto Comunica, o presidente do TCE/BA explicou: “O aprimoramento das ações de comunicação é fundamental para que os Tribunais de Contas possam divulgar os seus trabalhos para a sociedade, sobretudo os projetos voltados à avaliação das políticas públicas, nas quais têm origem os serviços que de fato fazem a diferença na vida dos cidadãos. Devemos sempre buscar formas de aproximar os órgãos de controle da sociedade e dos gestores. Neste aspecto, a comunicação é de suma importância para o alcance desse objetivo”, disse Marcus Presidio.
Fonte: TCE-BA