O Tribunal de Contas do Estado da Bahia vem dando continuidade ao seu roteiro de apresentações no evento Diálogos Territoriais, buscando uma aproximação cada vez maior com a sociedade civil organizada. O objetivo é explicar aos cidadãos as principais atribuições da Corte de Contas e ressaltar a importância dos controles externo e social para que os recursos públicos arrecadados pelo governo com o pagamento de taxas, impostos e contribuições sejam bem utilizados pelos gestores e se transformem em serviços de qualidade para a população. O ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, e o assessor de Comunicação, Marcos Navarro, estiveram em Valença (dia 10.04) e em Santo Antônio de Jesus (dia 11.04), onde descreveram o trabalho realizado pelo TCE.
O ouvidor Paulo Figueiredo convidou o público presente – composto por prefeitos, líderes comunitários, representantes do governo e da sociedade civil – a colaborar mais intensamente com informações que possam fortalecer o controle externo. “Contamos com a colaboração de todos vocês na fiscalização dos recursos públicos, pois não temos condições de atuar sozinhos. Saímos dos nossos gabinetes e viemos até aqui para mostrar o nosso trabalho. A participação da sociedade é fundamental neste processo. À medida que o nosso grupo de auditores faz o seu trabalho com a colaboração da sociedade, que pode denunciar e sinalizar irregularidades, o dinheiro público será melhor utilizado em obras importantes como hospitais, escolas e estradas”, salientou.
Na oportunidade, o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, destacou a importância da participação de representantes do TCE no evento. “É muito importante o TCE participar desses debates e apresentar visões de canais de acesso da população, além do processo normal de controle do Tribunal, porque nos Diálogos Territoriais o que se pretende é abrir uma discussão com os representantes da sociedade sobre os objetivos da política do governo e o impacto que se pode ter sobre os cidadãos. Portanto, é fundamental que o TCE participe desse processo de discussão e abra contatos e canais ao explicitar as suas atividades para esses atores. Eu valorizo extraordinariamente a participação do TCE nesses eventos”.