A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) realizou, nesta quinta-feira (23), o teste do projeto piloto do jogo educativo “Conta Comigo!”, durante o Programa Casa Aberta. A atividade foi apresentada pelo gerente da Ascom, Marcos Navarro, e pela estagiária de design Amanda Mayan, idealizadora do projeto, com o apoio de toda a equipe da assessoria.
O jogo, desenvolvido nos moldes de um Quiz interativo, tem como objetivo aproximar a sociedade do controle externo e da educação fiscal de forma lúdica, dinâmica e acessível. Participaram do teste 11 estudantes do 6º semestre do curso de Direito da UNINASSAU, que atuaram como avaliadores da experiência.

Com perguntas sobre o funcionamento dos Tribunais de Contas, fiscalização de recursos públicos e o papel do controle externo, o “Conta Comigo!” também inclui conteúdos interdisciplinares relacionados à cultura baiana, literatura, culinária regional e personalidades brasileiras, promovendo um aprendizado mais amplo e diversificado. Durante a atividade, os estudantes interagiram coletivamente, utilizando o senso crítico para escolher as respostas corretas e discutindo os conteúdos apresentados. Segundo os alunos, a metodologia contribuiu para tornar conceitos técnicos mais compreensíveis e atraentes.
O professor de Direito Administrativo Jamil Santana avaliou positivamente a iniciativa. “Eu achei bem bacana a experiência, porque é um jogo multidisciplinar, acredito que para esse público em especial, de graduação, o jogo é bem útil, porque une conhecimento técnico, como a situação de aditivos, mas também traz questões culturais, como autores de músicas e assim por diante. Acho que foi bem produtivo nesse sentido”, destacou.
Para Amanda Mayan, acompanhar o jogo sendo testado por estudantes do universo jurídico foi um marco no desenvolvimento do projeto. “Foi maravilhoso obter feedback real e ver a mecânica funcionando na prática. A proposta não é apenas informar, mas fixar o conhecimento de forma dinâmica. Também é gratificante perceber que o jogo valoriza as riquezas culturais da Bahia e reforça a representatividade de personalidades negras, que é um tema abordado no jogo”, ressaltou.
O “Conta Comigo!” foi criado como uma ferramenta de gamificação, método cada vez mais utilizado na educação corporativa para engajar e facilitar o aprendizado. Por se tratar de um jogo de cartas, ele é fácil de transportar, de baixo custo e pode ser adaptado à realidade de outros Tribunais de Contas do país, incentivando a participação cidadã no controle externo e ampliando o conhecimento sobre administração pública e cultura regional.
A estagiária ressaltou ainda a importância do apoio recebido. “A Ascom acreditou na ideia desde o início. Eu me senti ouvida, acolhida e estimulada a transformar um conceito em algo que pode contribuir tanto para o Tribunal quanto para a sociedade”.
A partir dos resultados do teste do projeto piloto, o jogo seguirá para refinamentos e ajustes, com a expectativa de se tornar um recurso oficial em iniciativas educativas promovidas pelo Tribunal.
Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-BA