TCE-CE promove workshop sobre otimização de custos para o avanço das organizações

Reduzir custos nos negócios, alavancar a eficiência e combater os riscos. Os três pontos estiveram em pauta na manhã desta quinta-feira (23/5), no auditório da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante a realização do workshop que debateu “otimização de custos para suportar a gestão de gastos de instituições públicas e privadas”.

“Muitas organizações gastam milhões em software e não têm o retorno esperado. Então, aplicar em Tecnologia da Informação custa caro, mas devemos encarar como investimento que gere fruto. Grandes debates no Brasil têm como tema a produtividade e essa abordagem, de fazer mais com menos, precisa entrar no sangue do TCE, do Estado do Ceará, bem como das empresas públicas e privadas em todo o País”, ressaltou o presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes. Realizado em parceria com a Gartner, o evento foi iniciativa da Secretaria de TI do TCE Ceará, por meio do
projeto de inovação digital da Corte.

As palestras foram feitas pelo vice-presidente do Programa Executivo do Gartner para América Latina, Freud Carvalho; pelo Diretor de Relacionamento do Programa, Jaime Gama; com a mediação do secretário de TI do TCE Ceará, Alexsandre Silva. “Temos, na STI, um grande desafio que é aproximar ainda mais o TCE da sociedade. Sabemos que orçamento no setor público é bem escasso, mas podemos otimizar os recursos e manter a eficiência. Percebo que estamos no caminho correto”, disse Alexsandre Silva.

“Nosso objetivo é compartilhar o conhecimento e as práticas de sucesso reconhecidas pelo mercado em otimização de custos, identificando oportunidades e estruturando um programa para tal fim”, destacou Jaime Gama em sua apresentação, completando: “A TI permeia por todas as atividades dos negócios, agrega valor, reduz custos, afinal estamos no século XXI”.

O palestrante fez um panorama econômico de 2017 a 2019, apontando que as organizações precisam focar na otimização de custos, evoluindo para os serviços digitais. Para Gama, seis pilares são importantes para traçar a direção e saber se a organização está seguindo financeiramente e com transparência. São eles: Orçamento de TI; Plano de investimento; Chargeback / Showback (reporte de custos); Benchmarking (identificar oportunidades de melhoria); Otimização de custos; Valor para o negócio.

Jaime Gama apresentou case de sucesso de um Banco Público Brasileiro onde, usando o suporte da Gartner, conseguiu alavancar o negócio em apenas três meses, incentivando a inspiração e fazendo recomendação ao final: “disciplina é fundamental”. O empreendimento investiu nos quatro níveis de otimização de custos de TI, sugeridas pela Gartner, nesta ordem: Aquisição de TI; Redução dos custos dentro da TI; Redução de custos conjunta TI e Negócio; Viabilizar inovação e reestruturação do negócio.

O valor desse workshop, como apontou Freud Carvalho, “economiza 100 páginas de leitura, evitando erros pela falta de conhecimento”. O Executivo chamou a atenção da plateia para o “aha moment”, aquele momento de estalo em que o público toma nota das ideias explanadas para que possa usar em sua organização.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3634-workshop-debate-otimizacao-de-custos-para-o-avanco-das-organizacoes