Vinte e quatro, de um total de 25, projetos estratégicos distribuídos entre os portfólios 2021 a 2023, foram concluídos, restando apenas um em andamento o de “Implantação nova solução folha de pagamento”, previsto para ser finalizado no primeiro quadrimestre de 2024. As informações são da Secretaria de Governança, segundo a qual o Comitê Estratégico deverá realizar, no primeiro trimestre de 2024, a revisão do plano estratégico e a definição dos projetos a serem priorizados na gestão 2024-2025.
De acordo com Auriço Oliveira, secretário de Governança, o Tribunal obteve um ganho no desenvolvimento dos projetos estratégicos devido ao empenho dos gestores de projetos, do Comitê Estratégico, do acompanhamento pela Alta Administração e da assessoria prestada pela Secgov e Escritório de Projetos e Processos (EP2), por meio da gestão por portfólios, tutoria de projetos, dentre outras iniciativas. “A estratégia adotada para os primeiros três anos do PE 2021-2026 foi a de realizar uma gestão por portfólios de projetos com entregas mais rápidas e planejadas para finalizar dentre a metade inicial do plano”.
De acordo com o Painel de Gestão do Plano Estratégico, dentre os 18 objetivos do PE 2021-2026, foram identificadas as seguintes situações:
• 10 (dez) objetivos em andamento, com projetos estratégicos definidos e executados;
• 2 (dois) objetivos contemplado em outras iniciativas estratégicas, sem projetos próprios, porém tendo recebido indiretamente a contribuição de projetos associados a outros objetivos;
• 6 (seis) objetivos contemplados em iniciativas não estratégicas, sem projetos próprios, porém tendo recebido direta, ou indiretamente, a contribuição de iniciativas setoriais realizada;
As informações detalhadas estão disponibilizados no Painel de Projetos Estratégicos, que apresenta uma visão mais abrangente, com o resultado dos indicadores, projetos, em especial a análise de cada objetivo estratégico, assim como a situação dos indicadores da visão estratégica.
Indicadores Estratégicos
Os indicadores estratégicos auxiliam na avaliação do alcance dos objetivos estratégicos. No atual plano, foram definidos 31 (trinta e um) indicadores, todos foram medidos. Conforme a última medição, 23 (vinte e três indicadores), ou seja 72% destes indicadores alcançaram mais de 80% das respectivas metas.
O painel permite disponibilizar a todos os interessados no plano estratégico, uma avaliação de resultados que será atualizada a cada novo ciclo de monitoramento.
Fonte: TCE-CE